15/05/2018 18h22 - Atualizado em 15/05/2018 18h23

Coordenadora do banco de leite do Himaba debate tema na Assembleia Legislativa

Nesta terça-feira (15), a coordenadora do banco de leite do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba), Rosa Maria Negri Rodrigues Alves, participou de debate sobre o aleitamento materno na reunião da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Com o objetivo de chamar a atenção para a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, celebrada de 19 a 25 de maio, Rosa falou sobre a importância de ter o leite materno à disposição do recém-nascido. “Não existe nenhuma ação de saúde que tenha mais sucesso em reduzir a mortalidade de bebês prematuros do que a doação de leite materno” destacou. A pediatra explicou que a mulher que pode doar muito ou pouco leite tem igual importância para os bancos de leite. “Nós temos prematuros que precisam de um ml a cada 6 horas. Estou dizendo isso para mostrar que toda doação é importante, independente da quantidade que a mulher consiga doar, o importante é doar, a quantidade é só um detalhe.”, esclareceu. 

A doação de leite é capaz de salvar a vida de milhares de recém-nascidos prematuros e de baixo peso (menos de 2,5 kg) e que não podem ser amamentados pela própria mãe. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhuma medicação que interfira na amamentação. “Lembro sempre que a prioridade é o seu bebê. A doação é do leite excedente”, acrescentou.

Em 2017, a rede de bancos de leite do Espírito Santo contou com mais de 3.500 doadoras e coletou mais de 4.100 litros de leite.

Qualidade

Os bancos de leite do Espírito Santo têm “padrão ouro de qualidade”. Quatro deles estão localizados na Grande Vitória (Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba), Hospital das Clínicas, Santa Casa de Misericórdia de Vitória e o Hospital da Polícia Militar). No interior, a rede de bancos de leite conta com unidade no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e no Hospital Maternidade São José, em Colatina.

Serviço

Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha – funciona de domingo a sábado, das 8 às 17 horas (inclusive feriados)

Endereço: Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha

Contato: (27) 3636-3151

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba)

E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard