06/11/2015 10h29 - Atualizado em 17/11/2015 10h03

Prática de meditação promove bem-estar e auxilia no tratamento de doenças

Usuários da rede pública de saúde no Espírito Santo podem aprender técnicas de meditação para melhorar seu bem-estar físico, mental e espiritual. O serviço está disponível para toda a população e é ofertado no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CRPIC) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que funciona no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica.

Desde que iniciou o aprendizado das técnicas de meditação, a esteticista Maria Ester Amarante, 50 anos, se sente mais tranquila e consegue analisar melhor as situações antes de tomar decisões. Para ela, a prática da meditação tem sido uma boa alternativa para aliviar quadros de tristeza e ansiedade que vinham interferindo em sua qualidade de vida.

“Em determinado momento eu precisei usar medicamento, mas sentia que era necessário trabalhar alguns aspectos da minha vida porque mesmo com o remédio eu não estava conseguindo entrar em contato comigo mesma. A gente guarda sentimentos, coloca na cabeça que não vai dar conta de resolver as questões. Hoje eu sinto diferença no meu estado emocional. A meditação tem me ajudado a perceber o que está me afetando e a enfrentar a situação”, relata.

Maria Ester conta que todos os dias ela separa um tempinho para meditar. Ela diz que tem aprendido a lidar com alguns comportamentos que não favoreciam seu bem-estar e que cada vez mais tem conseguido se concentrar melhor e refletir mais sobre as situações que ela leva para a meditação.

Segundo Ary Gomes Silva, farmacêutico e professor adjunto do CRPIC, a meditação gera quadros imaginativos que se fortalecem pela prática da meditação. “É como o limão que não existe, mas lhe faz salivar quando você pensa nele”, resume. Ele explica que com a meditação trabalha-se a respiração, a concentração e o relaxamento, estimulando a mente e o corpo a entrarem em sintonia.

O professor ressalta que a meditação não se propõe a fazer cura, mas é uma prática de construção de saúde no âmbito do bem-estar mental e espiritual. Ele diz que embora a técnica de meditação utilizada no Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Estado da Saúde tenha origem em Cafh, que é um caminho de desenvolvimento espiritual, ela não tem vínculo com nenhuma religião. “A pessoa trabalha sobre si mesma com o objetivo de aprender a lidar com as próprias emoções”, comenta.

Conforme explica Ary Gomes, a meditação pode interferir positivamente no corpo humano, influenciando, por exemplo, a pressão arterial e a quantidade de glicose no sangue, além de agir sobre o cérebro, que interage com a tireoide, com os ovários e com outras glândulas, responsáveis pela produção de hormônios.

“A meditação não é um devaneio. É adestramento e controle mental. Com a meditação, é possível reorganizar algumas funções fisiológicas. Comparando de forma simples, assemelha-se a uma auto-hipnose, que nos libera de restrições inconscientes e faz aflorar nossos potenciais”, comenta o professor, enfatizando que existem estudos científicos sérios acerca dos benefícios da meditação, mas trata-se de uma prática indicada como complemento e não como tratamento em si.

Método

Segundo Ary Gomes, a técnica é rápida e não exige nenhuma postura corporal exagerada. Medita-se sentado numa cadeira. Basta manter o corpo aprumado e a musculatura das costas relaxada. Ainda segundo o professor, a técnica plena dura em torno de 15 minutos e é feita em três passos: invocação, espera e resposta.

Ele explica que, na invocação, a pessoa diz para si mesma aquilo que pretende meditar; na espera, silencia e acalma a mente; e na resposta ela diz para si mesma a inspiração que teve durante o exercício de meditação.

“O importante é o trabalho de educação da mente. Mesmo que não faça os 15 minutos, seja criança, adulto ou idoso, o importante é fazer cada passo com a mesma duração e praticar com regularidade para que a vivência meditativa vá se incorporando à rotina”, salienta.

Palestra e oficinas

A meditação é uma das práticas integrativas e complementares ofertadas na rede estadual de saúde. Juntamente com homeopatia, fitoterapia, acupuntura, hipnoterapia e do-in, amplia as opções de tratamento para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo.

Periodicamente, o CRPIC promove palestras com o objetivo de informar sobre as práticas integrativas e complementares. No caso da meditação, quem se interessa pelo assunto se inscreve para participar das oficinas.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares, que funciona no 2º andar do CRE Metropolitano – Jardim América, Cariacica, ao lado da Estação Ferroviária Pedro Nolasco. Os telefones são (27) 3636-2698 ou (27) 3636-2699.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard