16/05/2018 16h54 - Atualizado em 16/05/2018 16h55

Região Central realiza 3ª Semana de Planificação

Entre a próxima segunda-feira (21) e sexta-feira (25), a Superintendência de Saúde da Região Central realiza a terceira semana de Planificação da Atenção à Saúde com o tema Territorialização e Vigilância em Saúde. Ao todo serão realizadas seis oficinas na região.

A Planificação da Atenção à Saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, mudando os processos de trabalho e as rotinas institucionais da atenção primária à saúde, que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e da atenção ambulatorial especializada, que oferece consultas e exames especializados, integrando em rede esses dois níveis de atendimento.

Em paralelo ao processo de operacionalização da Rede Cuidar, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), junto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) – que desenvolveu a metodologia de planificação da atenção à saúde –, tem realizado a planificação da atenção primária. Na região Central, a unidade da Rede Cuidar será implantada em Linhares, e os encontros da planificação da próxima semana irão acontecer nos locais definidos pelos municípios.

Durante a semana serão realizados um alinhamento conceitual com o Conass e reunião com o grupo condutor. Também acontecem ao longo da semana oficinas e tutorias para os profissionais de saúde dos municípios e tutores municipais, regionais e do nível central da SESA. A expectativa é que 4.000 profissionais de saúde dos municípios que compõem a região, participem dos encontros.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br