15/08/2017 12h24 - Atualizado em 13/09/2017 10h54

Programa do Hospital São Lucas estimula desenvolvimento de líderes  

O Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, deu início a um ciclo de avaliação de desempenho dos profissionais da unidade, iniciativa conhecida internamente como Programa de Gestão por Competência.

Trata-se de uma ação do Planejamento Estratégico cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento das habilidades profissionais dos colaboradores, por meio de avaliações que identificam os pontos fortes e oportunidades de avanços.

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos (RH) do hospital, Thiara Ferreira, o primeiro passo do programa foi conscientizar os colaboradores quanto à importância da avaliação de desempenho na trajetória de um profissional.

“Apresentamos o projeto para todos os colaboradores e aplicamos um formulário. Cada profissional pontuou pontos fortes e oportunidades de melhorias para a sua liderança imediata e, também, para o colega de setor e de área diferente”, explicou.

Thiara explicou que, com base nas respostas dos colaboradores, foi criado um Inventário Comportamental. Em seguida, os profissionais foram divididos em grupos, envolvendo diretores, gerentes, coordenadores, equipes assistenciais e administrativas. Segundo Thiara, todas as equipes participaram da avaliação e o ciclo será repetido a cada seis meses, considerando o período de contratação dos colaboradores.

“Em cada profissional foram observados aspectos ligados ao trabalho em equipe, empatia, relacionamento interpessoal, equilíbrio emocional, criatividade, discrição, cooperação, comprometimento e comunicação verbal”, contou a coordenadora de RH. 

O resultado desse levantamento permitiu a avaliação de desempenho de cada colaborador que participou do programa, utilizando a metodologia 180 graus, método que estimula o profissional a fazer sua autoavaliação e, depois, a avaliação de sua liderança imediata. “Esse modelo é realizado em conjunto pelo avaliador e o avaliado. É uma oportunidade de troca com transparência, clareza e objetividade”, destacou coordenadora de RH. 

Para a diretora Administrativa e Financeira do hospital, Adriana Morais, o programa Gestão por Competência é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de talentos na instituição. “O programa contribui para a definição do perfil profissional do colaborador, bem como para sua autoavaliação, com o objetivo de desenvolvimento individual ou coletivo, levando em consideração os preceitos fundamentais para a formação das competências organizacionais, sejam elas pessoais, técnicas ou gerenciais”, pontuou a diretora.

 

O hospital

Mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde.

 

 

 

Informações à Imprensa

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual São Lucas

comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

(27) 3194-0122

Fotos: Comunicação/HSL

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard