22/05/2018 18h06 - Atualizado em 22/05/2018 18h07

Sesa abre Semana Estadual de Doação de Leite Humano

Na tarde desta terça-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou a abertura da Semana Estadual de Doação de Leite Humano, que começou no último sábado (19) e vai até a próxima sexta-feira (25). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos bancos de leite.

Estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, a subsecretária de Estado da Saúde, Joanna De Jaegher, o presidente da Sociedade Espírito-Santense de Pediatria, Rodrigo Aboudib, e coordenadores dos bancos de leite humano do Estado.

Durante a programação, os bancos de leite do Espírito Santo receberam a “Certificação em Qualidade na Informação”. As mamães doadoras também foram homenageadas. 

Com o tema “Doe leite materno. Ajude quem espera por você”, a campanha deste ano aborda a necessidade do leite humano para o desenvolvimento dos bebês, especialmente os prematuros que ficam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), e também como única fonte de alimento até os seis meses de idade.

Este ano, de janeiro a abril, 483 doadoras foram cadastradas nos bancos de leite humano no Estado. Até o momento, 1.273,6 litros de leite humano foram coletados nos bancos de leite.

Em 2017, o Espírito Santo registrou um total de 4.486 doadoras, e coletou um total de 5.019,5 litros de leite humano, que foram utilizados para alimentar 2.490 bebês. Para alcançar esta marca de coleta de leite humano, foram realizadas 6.336 visitas domiciliares.

Para ser doadora é preciso estar amamentando, ser saudável e não tomar medicamentos que possam interferir na amamentação e na doação. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

Com essas doações, bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno.

De acordo com o secretário, um gesto de solidariedade é fundamental para se viver em sociedade. “Tem pessoas solidárias que doam o leite e tem pessoas trabalhando no banco de leite para fazer com que o sistema funcione”, disse.

A coordenadora de Saúde da Criança da Sesa, Edna Cellis Vaccari Baltar, destacou que a amamentação é importante fator de redução da mortalidade infantil, mas a quantidade de leite humano recebida pelos bancos de leite não é suficiente para atender à demanda.

“A campanha prevê o aumento no número de novas doadoras e no volume de leite humano coletado para ser distribuído para que os bebês recém-nascidos internados consigam ganhar peso, principalmente aqueles que não podem se alimentar do leite da própria mãe. A mãe doadora, que precisa ter boa saúde, pode doar o leite pelo tempo que desejar, enquanto estiver amamentando”, disse.

E ainda com o objetivo de melhorar o volume de doações de leite humano, Edna destacou que o banco de leite do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, está com o projeto em fase final de implantação, e em breve estará em funcionamento para atender as mamães.

Atualmente o Espírito Santo conta com seis bancos de leite para receber as doações.

 

Emoção de ser doadora

Para as mães que decidiram ser doadoras de leite humano e ajudar crianças que precisam, este é um ato de amor gratificante.

Uma das doadoras no Estado é a assistente social Regina Ana da Silva Assis, de 32 anos. Ela é mãe da pequena Luisa, de 10 meses, e contou que começou a doar quando a filha estava com 45 dias.

Segundo Regina, a decisão em doar o leite materno surgiu após descobrir que um amigo que ficou com os filhos gêmeos internados falou com ela sobre a necessidade de leite para as crianças internadas.

“Ele contou que todos os dias chegava na Utin (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) e as enfermeiras falavam que o leite estava praticamente em falta. Ele me encorajou de ser doadora. Me sinto muito realizada fazendo essa doação. Consigo amamentar minha filha e ajudar a quem precisa. É muito gratificante”, disse.

Outra mãe que também se tornou doadora de leite humano é a professora Mayara Michelini Santos de Almeida Araújo, 31, mãe do Micael, de quatro meses.

“Eu disse a uma vizinha minha que trabalha no Banco de Leite da Santa Casa de Vitória que tinha vontade de ser doadora e ela me deu as orientações. Sempre tive essa vontade de ajudar. É muito gratificante, fico feliz. A gente que tem a agradecer de poder ajudar outra pessoa”, contou.

A dona de casa Valéria Aparecida de Lisboa, 26, é mãe da Beatriz, de quatro meses, e teve a vontade de doar leite materno despertada depois de ver que muitas crianças necessitam deste alimento nos hospitais.

“Fiquei sabendo no hospital que eu podia doar, e tive esse desejo no coração. As vezes é difícil coletar pois tem que dar conta das tarefas de casa e da criança, mas penso nos bebês que estão precisando. Eu faço com amor. Indico as outras mães que façam doação de leite também. Vale muito a pena”, afirmou.

 

Outras informações

- A Semana Estadual de Doação de Leite Humano acontece de 19 a 25 de maio.

- O Estado possui 6 bancos de leite humano.

- No Espírito Santo, a lei 10.301, que institui a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, foi sancionada em 5 de dezembro de 2014.

- O aleitamento materno evita 823 mil mortes/ano de crianças com até 5 anos e 20 mil mortes/ano de mulheres por câncer de mama (no mundo).

 

Produção de janeiro a dezembro de 2017

- Leite coletado – 5.019,5 litros

- Receptores – 2.490 bebês

- Doadoras – 4.486 mães

- Visitas Domiciliares – 6. 336 

 

Onde doar

- Hospital das Clínicas (banco de leite referência)

Funciona das 7 às 17 horas para o público externo por agendamento de segunda a sexta-feira, e 24 horas para o público interno.

Endereço: Avenida Marechal Campos, s/n, Maruípe.

Contato: (27) 3335-7424 / (27) 3335-7377

 

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha

O funcionamento é de domingo a sábado, das 8 às 18 horas (inclusive feriados).

Endereço: Av. Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha.

Contato: (27) 3636-3151

 

- Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM)

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Endereço: Av. Jouberte de Barros, 555, Bento Ferreira, Vitória.

Contato: (27) 3636-6568

 

- Hospital Santa Casa de Misericórdia

Funciona das 7 às 16 horas, terças, quartas e quintas-feiras.

Endereço: Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória.

Contato: (27) 3212-7246

 

- Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

Funciona das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Endereço: Rua Anacleto Ramos, 55, Bairro Ferroviários.

Contato: (28) 3521-7045

 

- Hospital e Maternidade São José

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30

Endereço: Ladeira Cristo Rei, Centro, Colatina.

Contato: (27) 2102-2100

 

- Posto de Coleta Hospital Estadual Dório Silva

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Endereço: Av. Eudes Scherrer de Souza, s/nº, Laranjeiras, Serra.

Contato: (27) 3218-9208

 

- Posto de Coleta de Leite Humano Santa Casa - Unidade Promatre

Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas

Endereço: Av. Vitória, 119 - Ilha de Santa Maria, Vitória

Contato:  (27) 3212-7200

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard