27/09/2016 18h54 - Atualizado em 27/09/2016 18h59

Central de Transplantes homenageia famílias que disseram “sim” para a doação de órgãos

A cerimônia de homenagem a famílias que disseram sim para a doação de órgãos, realizada na tarde desta terça-feira (27) – Dia Nacional do Doador de Órgãos – pela Central de Transplantes do Espírito Santo, foi marcada por muita emoção. Pais, mães, irmãos e filhos choraram de saudade daqueles que se foram, mas também derramaram lágrimas de alegria ao verem pessoas que hoje estão bem graças a gente como eles, que conseguiram vencer a dor da perda e decidiram pela doação.

“Nosso filho morreu aos 19 anos. Rapaz forte, saudável. Mas nós não ficamos nos perguntando por que isso aconteceu. Nós entregamos as coisas nas mãos de Deus e deixamos que Ele cuide”, contam José Lino e Sara Helena, pais de Mateus Santos Leite, morto no ano passado.

O momento também foi de agradecimento a todos os envolvidos no processo de doação de órgãos. Por isso também estavam no evento profissionais que trabalham na Central de Transplantes do Espírito Santo e nas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs), além de pilotos da Polícia Militar que dão apoio no transporte dos órgãos.

“Meu pai tinha um problema cardíaco e não teve tempo de receber um coração novo. Depois que ele morreu, decidi que eu não dormiria uma noite se não passasse o dia falando para as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Acho que todos nós que trabalhamos com CIHDOTT temos que colocar o coração no que fazemos”, disse emocionado o enfermeiro José Ubaldo Junior, do Hospital Estadual de Urgência e Emergência.

A cerimônia de homenagem aconteceu no auditório do Hospital da Polícia Militar, em Vitória. A coordenadora da Central de Transplantes, Raquel Matiello, e o médico Eric Gaigher, também da Central, esclareceram algumas dúvidas dos familiares sobre o processo de doação de órgãos e agradeceram o gesto de amor que eles tiveram.

“É maravilhoso nos reunirmos e vermos pessoas restauradas e reintegradas no seio de suas famílias e da sociedade graças à solidariedade de outros. E também ver pessoas que se dispuseram a ajudar”, disse o médico.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges