09/02/2018 15h39 - Atualizado em 09/02/2018 15h47

Equipe do Hospital Estadual Central atende pedido especial de paciente

Era um dia comum para a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Central, mas um simples pedido mudou a rotina de trabalho desses profissionais: o paciente Mario Hilario Sacht, de 85 anos, queria tomar um pouco de refrigerante.

O pedido foi uma resposta à pergunta “O que importa para você?”, que faz parte da campanha assim intitulada, por meio da qual a equipe assistencial do Hospital Estadual Central procura saber dos pacientes o que os faria felizes naquele momento. Implantado no hospital no ano de 2016, o projeto tem como objetivo acolher os pacientes de forma humanizada.

O senhor Mario Sacht deu entrada no Hospital Estadual Central no dia 23 de novembro de 2017, onde ficou internado até o dia 20 de janeiro, antes de ser transferido para outro hospital. Durante a internação no Central, ele viveu momentos delicados, com muitas restrições. A vontade dele de tomar um pouco de refrigerante era grande e comoveu a equipe, que conseguiu permissão da equipe médica para atender o pedido.

A funcionária pública Lourdes Sacht, filha do paciente, presenciou a ação e disse que foi ótimo ver um desejo do pai ser atendido. “Fiquei satisfeita em ver meu pai tão feliz naquele momento. Apesar do sofrimento pelo qual ele estava passando, se sentiu especial. Nós só temos a agradecer ao Hospital Central por tudo, fomos muito bem atendidos durante a internação do meu pai”, comentou.

Para a psicóloga clínica do Hospital Central, Caroline Pimentel, ações como essa parecem pequenas, mas fazem uma grande diferença em casos assim. “São pequenos gestos como esse que podem causar grandes resultados em pacientes como o senhor Mario. Isso também ajuda a estreitar a relação de confiança entre a equipe e o paciente”, explicou.

Gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Hospital Estadual Central está localizado no bairro Parque Moscoso, na região do centro de Vitória.

Mario Hilario Sacht faleceu no dia 1º de fevereiro, poucos dias após seu desejo ser realizado. Ele já não estava mais internado no Hospital Estadual Central, mas a equipe lamenta a perda da família e se sente feliz por ter podido dar a ele e aos familiares a assistência que eles precisavam enquanto o paciente esteve no hospital.

“O que importa para você?”

A campanha “O que importa para você? – por um cuidado centrado na pessoa” é uma ação adotada pelo Hospital Estadual Central que tem o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando um elo de compaixão e empatia entre eles. É atender de forma humanizada e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente.

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Central

E-mail: comunicacao@hec.org.br