17/11/2017 18h58 - Atualizado em 17/11/2017 18h59

Famílias celebram a vida de nascidos prematuros no Himaba

Gratidão é a palavra que resume o encontro do Dia Mundial da Prematuridade durante a Festa da Família Canguru no Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba). Na tarde desta sexta-feira (17), a 6ª edição do evento reuniu mães, responsáveis, crianças e equipe hospitalar no refeitório do Himaba para celebrar a vida dos pequeninos nascidos com menos de 37 semanas. Atualmente mais de 460 crianças já foram beneficiadas pelo programa. 

Para a coordenadora do Método Canguru, Rosa Maria Negri Rodrigues Alves, a confraternização proporciona a troca de experiências, além de comprovar a efetivação do método no desenvolvimento dos recém-nascidos.

Hoje com um ano e um mês, o pequeno José Pedro de Jesus Rodrigues nasceu com 34 semanas de gestação e continua recebendo o aleitamento materno. “Ele era muito pequenino e graças ao Canguru a gente pode ficar mais perto e cuidar dele. Foi muito bom, passamos um mês aqui e eu continuo dando de mamar”, afirma orgulhosa a mãe Priscila de Jesus Silva.

Colega de enfermaria da mãe do Pedro, Fabrícia Simões fala da sua experiência de dois meses de internação do pequeno Caio Diego Simões. “Ele nasceu de 31 semanas, pesando pouco mais de 800 gramas. Agora é hora de agradecer, no inicio foi muito difícil, mas conseguimos”, relata Fabrícia.

Ainda durante o mês de novembro, será realizado nos dias 27 e 29 e também 1º de dezembro, o Curso de Sensibilização para o Método Canguru.  Funcionários do Himaba poderão participar. As inscrições serão feitas na coordenação da Utin, Maternidade e Banco de Leite.

 

Método Canguru

O Canguru é adotado desde 2008 pelo hospital, mas, anteriormente, as mamães só podiam ficar com seus bebês durante o dia na UTI. Em janeiro de 2011, com a criação da Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca), própria para esse atendimento, o vínculo passou a ser integral.

O Método Canguru é composto por três etapas e todas elas contam com apoio de equipe multidisciplinar, que é formada por médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social.

A primeira fase é realizada dentro da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), quando é promovido contato pele a pele precoce entre mãe e recém-nascido. Além de acompanhamento dos pais, é aberta visita conjunta em horários específicos para irmãos e avós.

A segunda etapa funciona na Unidade de Cuidados Intermediários. Nesse espaço, mães permanecem em posição canguru, participam e aprendem cuidados especiais que os recém-nascidos devem receber, tais como dar banho e trocar as fraldas. Também é intensificado o estímulo ao aleitamento materno.

Na terceira e última parte, o bebê ganha alta hospitalar, mas continua sendo acompanhado pela equipe por meio de consultas agendadas até que atinja 2,5 kg.

 

Referência

Em 2013, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha recebeu do Ministério da Saúde a certificação como Centro de Referência no Método Canguru. Desde então, o hospital passou a estar apto a capacitar profissionais e atuar como multiplicador do método em todo o Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Tel: (27) 99962-2654

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard