12/12/2017 16h37 - Atualizado em 12/12/2017 16h46

Farmácia Cidadã Estadual amplia reciclagem de latas de dietas e fórmulas nutricionais

A Farmácia Cidadã Estadual ampliou o projeto de devolução e reciclagem de latas de dietas e fórmulas nutricionais e agora, além da unidade da Farmácia Cidadã Estadual da Serra, a unidade que funciona dentro do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, também está participando.

Os usuários da unidade já podem descartar os recipientes na Ecobag que se encontra na entrada da Farmácia. As coletas começaram no mês de agosto e as latas são destinadas para as associações ligadas ao projeto Cariacica Recicla. Por mês, cerca de 10% das latas entregues para os usuários são devolvidas para serem recicladas.

A coordenadora das Farmácias Cidadãs Estaduais, Larissa Silveira, conta que os funcionários da unidade de Cariacica receberam formação sobre descarte correto de lixo e reciclagem. Ela destaca a importância de conscientizar os usuários. “Por mês são dispensadas aproximadamente 4 mil latas de dietas e fórmulas nutricionais, mas dessa quantidade tem retornado em média 400. Estamos no início do projeto, conscientizando os usuários e esperamos aumentar esse número”, afirmou.

Larissa informa que a Farmácia Cidadã Estadual está buscando parcerias com outros municípios. “Em Cariacica, fizemos uma parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec). Estamos em discussão com os demais municípios para viabilizar novas parcerias”, esclareceu a coordenadora.

Farmácias Cidadãs

As Farmácias Cidadãs Estaduais são serviços da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) administrados pela Gerência de Assistência Farmacêutica (Geaf). Existem dez farmácias em funcionamento no estado, localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br