16/02/2017 17h41 - Atualizado em 16/02/2017 17h49

Hemoes conta com novo ônibus para coleta externa

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) conta com um novo ônibus para ações externas de coleta de sangue, e nesta sexta-feira (17) a unidade móvel estará em frente ao Palácio da Fonte Grande, sede administrativa do Governo do Estado, no Centro de Vitória, das 8 às 14 horas.

Desde a última semana, a direção do Hemoes tem intensificado o apelo à população e recorrido a parcerias com empresas e órgãos públicos para reforçar a coleta de sangue, que havia reduzido muito. Ao todo, 284 pessoas se apresentaram como voluntárias para doação nas seis ações realizadas com o ônibus na capital. O resultado foi 208 bolsas de sangue coletadas.

A diretora do Hemoes, Sibia Marcondes, ressaltou que a população capixaba é bem receptiva aos chamados do hemocentro estadual. “Todas as vezes que o estoque está em nível crítico e a gente convida a população para doar, o movimento no hemocentro chega a dobrar no dia seguinte. E nestes últimos dias não tem sido diferente”, disse.

Na próxima semana, o ônibus do Hemoes vai cotinuar circulando por Vitória. Na segunda-feira (20), vai estar na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá; na terça (21), na Secretaria de Estado da Educação (Sedu); e na quarta (22) vai estar no Prodest, sempre das 8 às 14 horas.

Unidades móveis

Com este novo ônibus, o Hemoes passa a dispor de duas unidades móveis para realização de coleta externa. O veículo tem um ambiente interno acolhedor. Assim como o ônibus mais antigo, este tem ar refrigerado e dispõe de geladeira para acondicionar o sangue, com autonomia de pelo menos 6 horas de armazenamento. A nova unidade também tem cinco poltronas reclináveis, uma a mais que o outro ônibus.

Cada ônibus tem capacidade para realizar até 100 coletas por dia. Para solicitar a presença das unidades móveis em um bairro ou município deve entrar em contato com o hemocentro estadual pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br

De acordo com a diretora do Hemoes, por enquanto, os ônibus estão circulando somente nos municípios que não têm casos notificados de febre amarela e nas cidades onde não está sendo realizada vacinação cautelar. Isso porque, nessas localidades, o número de pessoas aptas a doar ainda é muito pequeno.

“Depois que toda a população desses municípios estiver imunizada, e depois de 30 dias da última vacinação é que poderemos pensar numa ação em massa nessas localidades”, explicou a diretora.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal.

Quem tomou a primeira dose de vacina contra a febre amarela ou a dose de reforço – que é aplicada após dez anos da primeira – deve aguardar o prazo de 30 dias para doar sangue.

Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Confira onde doar sangue

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sexta das 07 às 19h, e sábado, das 7h às 13h.

- Unidade de Coleta à Distância da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h.

- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2801 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

- Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7957 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel