12/01/2018 17h48 - Atualizado em 12/01/2018 18h12

Himaba inicia implantação do Sistema de Gestão da Qualidade  

Foi pela sensibilização da equipe de gestores e coordenadores que o Instituto de Gestão e Humanização iniciou o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). Durante esta semana, diferentes atividades foram desenvolvidas com o grupo. O início foi na quarta-feira (10), quando 60 profissionais estiveram reunidos no auditório da unidade com o objetivo de formar multiplicadores na busca do reconhecimento formal da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que acredita a qualidade e a segurança nas instituições nacionais de saúde.

Esse grupo de colaboradores se reuniu ainda na quinta (11) e nesta sexta-feira (12). Durante este início de trabalho, o objetivo da equipe é implantar uma cultura voltada para a segurança do paciente. O processo de desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade prevê a implantação de ferramentas gerenciais como: mapeamento de processos, gestão de riscos, indicadores de resultados, entre outros. “O desafio é engajar todos os colaboradores e a alta direção na busca da Acreditação, melhorando a relação entre setores, reduzindo os tempos dos processos e aumentando a efetividade dos mesmos”, destacou a consultora da Qualidade e sócia da CGQ Consultoria Gestão da Qualidade Ltda., Adriana Dias.

Em novembro, a consultora esteve no Himaba para avaliar os processos através de um diagnóstico situacional da unidade. “A partir da entrega do relatório deste diagnóstico, foi possível fornecer subsídios para os gestores traçarem um plano de ação nas principais áreas”, afirma Adriana.

A capacitação de janeiro vai resultar em um novo encontro no próximo mês para a apresentação do mapeamento de processos e a cadeia destes. O intuito é conquistar a Acreditação, bem como melhorar o atendimento e aprimorar o conhecimento de rotinas e processos.

 

 

 

 

Informações à Imprensa

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Tel: (27) 99962-2654

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard