20/01/2017 15h37 - Atualizado em 20/01/2017 16h02

Hospital e Maternidade de São Mateus: capacidade para mais de três mil partos após reforma

Para melhorar a qualidade da assistência prestada à mulher e à criança na Região Norte, o Governo do Estado assinou, nesta sexta-feira (20), convênio com o Hospital e Maternidade de São Mateus. O recurso é de R$ 3.867.684,69 para reforma e ampliação da estrutura física do hospital. O investimento vai garantir a implementação da Rede Materno-Infantil na Região Norte, o que vai gerar mais humanização no atendimento e evitar que as gestantes façam longos deslocamentos para acessar o serviço de saúde. 

Com a reforma, o Hospital e Maternidade de São Mateus terá capacidade de realizar 3.382 partos de risco habitual e 966 partos de alto risco por ano. Além disso, terão 26 leitos de alojamento conjunto, 14 leitos de alto risco, 10 leitos neonatais e cinco leitos de pré-parto, parto e pós-parto, totalizando 55 leitos do SUS para atendimento à mulher e à criança da região. Hoje, a unidade realiza 1.764 partos por ano e conta com 37 leitos do SUS, sendo 26 obstétricos. 

Atualmente, o hospital realiza somente partos de risco habitual e é referência para quatro municípios da região (Conceição da Barra, Jaguaré, Pedro Canário e São Mateus). Após a execução da obra, a unidade será referência em gestação de alto risco para os 14 municípios da Região Norte de Saúde. Em risco habitual, a maternidade continuará sendo referência para os quatro municípios, além de Montanha, Mucurici, Pinheiros e Ponto Belo. 

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung ressaltou que o Estado está reorganizando a área da saúde pública com a implementação de ferramentas gerenciais e que a rede filantrópica é um parceiro estratégico na contraprestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "O desafio é enorme na área da saúde pública. Nos últimos dois anos, a saúde foi a área com maior orçamento do Estado. Estamos colocando de pé um projeto importante para a população. É um serviço referenciado do ponto de vista regional.  Ações como essa auxiliam na prestação do atendimento à sociedade", afirmou Hartung. 

Região Norte 

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Leonardo Nunes

(27) 9.99445215

Fotos: Leonardo Nunes/Secom-ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard