12/01/2018 16h06 - Atualizado em 12/01/2018 17h53

Hospital Estadual Central incentiva funcionários a cuidarem da saúde

Foi no ambiente de trabalho que o auxiliar de farmácia Edinei dos Santos conseguiu perder 10 kg. Ele trabalha no Hospital Estadual Central, gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina e localizado no Parque Moscoso, em Vitória. O hospital mantém um levantamento de dados relacionados à saúde de seus funcionários, como peso, altura, glicemia e hábitos presentes na vida de cada um para ajudá-los a cuidar da saúde.

Com os dados coletados, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do hospital analisa o perfil dos colaboradores e, quando necessário, recomenda que eles busquem atendimentos clínicos.

“O levantamento também possibilita que os colaboradores sejam encaminhados a programas de prevenção, tais como grupos de gestante, ansiedade, dor crônica, tabagismo e reeducação alimentar. Além disso, criamos grupos para realização de palestras e oficinas com nossos funcionários para orientá-los no processo de mudança”, explicou a enfermeira do trabalho do Hospital Estadual Central, Lorena Jacome.

O hospital apoia a realização desses grupos como forma de incentivar os colaboradores a viverem melhor. O mais recente deles teve seu encerramento no último mês, sendo voltado àqueles que se encontravam acima do peso. Com acompanhamento de uma nutricionista, não faltaram incentivos para que eles perdessem alguns quilos, além de conquistarem mais qualidade de vida por meio da mudança de hábitos.

Ao fim das reuniões, os campeões da perda de peso foram premiados. “O maior benefício foi a redução nas dores que eu sentia nas pernas, por causa do peso. Meu sono também melhorou e minha esposa disse que eu parei de roncar. Antes eu não conseguia dormir com a barriga para cima, agora eu consigo. Agora as roupas estão largas, estou mais disposto”, contou o auxiliar de farmácia Edinei dos Santos.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br 
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard