21/06/2017 17h18 - Atualizado em 21/06/2017 17h19

Intervenções melhoram atendimento na Farmácia Cidadã Estadual da Serra

A Farmácia Cidadã Estadual da Serra tem, atualmente, 9.291 pacientes ativos, ou seja, que retiram medicamento de alto custo. Para atender esse grande volume de pessoas com mais qualidade, foram feitas algumas intervenções no serviço e os usuários já perceberam as mudanças, que começaram em março.

Para os pais que não têm com quem deixar os filhos enquanto realizam os afazeres fora de casa, a farmácia agora possui um cantinho para os pequenos. “As crianças ficam pintando, montando um brinquedo. Muitos pais não têm com quem deixar o filho e precisam trazê-lo. No cantinho, as crianças se distraem enquanto aguardam os pais. Nossos usuários têm visto com muito bons olhos essa iniciativa”, comentou a coordenadora da unidade, Grazielle Massariol Mori.

A coordenadora contou também que em março foi instalado na farmácia um painel eletrônico de senha, que dispara um aviso sonoro quando um dos guichês está vazio e indica a próxima senha a ser atendida. Esse mecanismo orienta melhor o usuário dentro da farmácia, evitando que ele perca a vez por não ter ouvido o atendente chamar o seu número de senha.

Outra mudança, feita em abril, foi a reorganização do agendamento diário dos pacientes para retirada de medicamento. “A farmácia ficava cheia em alguns dias e, em outros, mais vazia. Então, pegamos o número de pacientes que retiram medicamento e dividimos pela média de pacientes que cada farmacêutico consegue atender por dia dentro do horário de funcionamento da unidade”, detalhou a coordenadora.

Segundo Grazielle, antes dessa medida o tempo de espera por atendimento às vezes passava de três horas, e a farmácia permanecia atendendo os pacientes até três horas depois do horário de fechamento, um transtorno tanto para usuários quanto para funcionários.

“Estávamos atendendo cerca de 340 pacientes por dia. Agora, atendemos entre 250 e 270. É claro que cada dia é um dia, mas temos trabalhado muito com os pacientes a questão do compromisso de comparecer ao agendamento. Desde então, a farmácia tem atendido todos até as 17 horas. E ninguém fica sem atendimento, porque a quantidade de medicamento é entregue para o paciente com base na data de seu retorno”, esclarece a coordenadora.

Grazielle destaca ainda outras duas intervenções que ajudaram a melhorar o atendimento. Uma parceria com a prefeitura do município, que administra o prédio onde a Farmácia Estadual está localizada, permitiu ampliar o número de assentos de 40 para 70, aumentando também o conforto de quem aguarda atendimento. Além disso, a farmácia ofereceu uma palestra de motivação para os funcionários. “Diagnosticamos que os funcionários precisavam de motivação e, no final de maio, realizamos uma palestra com o tema ‘O seu comportamento faz diferença’. Foi um sucesso e impactou a atitude da equipe”, ressaltou a coordenadora.

O resultado das intervenções pode ser verificado por meio das mensagens que os usuários deixam na caixinha de comentários da farmácia. “A partir de hoje, 18/05/2017, achei o atendimento melhor, menos gente (...)”, disse Neuza Gomes da Silva. Já Alípia de F. N. Oliveira escreveu: “Quero agradecer o atendimento da recepção. Ela tem muita paciência, explica o que estamos em dúvida. Também o agendamento para medicação está melhor. Reduziu o tempo de espera (...)”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246