15/01/2018 15h33 - Atualizado em 15/01/2018 15h35

Primeira oficina de planificação da atenção à saúde

Começou nesta segunda e segue até o próximo dia 26, a primeira oficina de planificação à saúde da região metropolitana. Os municípios que fazem parte da região foram divididos em dois grupos (A e B), e as atividades serão realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Conselho Nacional dos Secretários da Saúde (Conass).

A planificação à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar.

Ao todo serão seis oficinas, que acontecem até o mês de julho, quando haverá o encerramento com a participação do conselheiro do Conass, Eugênio Vilaça Mendes. Esta primeira oficina tem como tema “Redes de Atenção à Saúde”.

O objetivo do encontro é o de analisar a importância da organização do sistema de saúde em Redes de Atenção. Para isso, são propostos alguns trabalhos em grupos, seguidos de compartilhamento dos produtos e exposições para sistematização das informações trabalhadas.

Com o uso de estratégias educacionais desenvolvidas com os profissionais da saúde, trabalha-se o fortalecimento da Atenção Primária nos municípios.

Neste primeiro momento, os encontros dos municípios que fazem parte do Grupo A serão realizados entre os dias 15 e 19, na Escola Técnica do SUS (ETSUS). Já para os municípios que compõem o Grupo B, os encontros acontecerão entre os dias 22 e 29.

A abertura nesta segunda-feira, na ETSUS contou com a presença da superintendente Regional de Saúde de Vitória, Fabrícia Forza, da subsecretária de Saúde e Assistência e Regulação (SSAROAS), Joana De Jaegher, e da consultora de  Elaboração dos Guias de Estudo  do  Conass, Carmem Cemires Bernardo Cavalcante.

Também participam do evento os coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde, as referências municipais da Planificação e facilitadores municipais das oficinas de Planificação e da Atenção a Saúde – Redes de Saúde. O evento teve um total de 106 participantes no primeiro dia.

Grupo A

Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

Horário: 8h às 15h

Local: Escola Técnica do SUS (ETSUS) – Rua Maria de Lourdes Garcia, 474, Ilha de Santa Maria, Vitória.

16 e 17/01

Horário e local: será indicado pelo próprio município participante.

Tutoria na unidade laboratório indicada pelo próprio município participante

Reunião final para avaliação da oficina realizada

Local: Auditório da Superintendência Regional de Saúde de Vitória/Metropolitana, com o grupo condutor Estadual/Regional, Conass, secretário municipal de saúde, coordenador de APS e a referência municipal da planificação.

Horário: 08h às 12h

Público-alvo: coordenadores municipais de APS, referências municipais da planificação e facilitadores municipais das oficinas de planificação.

Grupo B

Cariacica, Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra

Horário: 8h às 15h

23 e 24/01

Local e horário: indicado pelo próprio município participante.

Tutoria na unidade laboratório indicada pelo município participante.

Reunião final para avaliação da oficina realizada

Local: auditório da Superintendência Regional de Saúde de Vitória/Metropolitana, com o grupo condutor Estadual/Regional, Conass, secretário municipal de Saúde, coordenador de APS e a referência municipal da Planificação.

Horário: 08 às 12h

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde