23/03/2018 17h20 - Atualizado em 23/03/2018 17h22

Profissionais que atuarão na Rede Cuidar em Santa Teresa são capacitados

A equipe de atendimento da unidade de cuidado integral de Santa Teresa já está em treinamento. O objetivo do encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (23), é capacitar os servidores que vão atuar na Rede Cuidar da região, orientando a equipe multidisciplinar quanto às linhas de cuidado e as rotinas de atendimento no local.

A unidade irá atender a população de oito municípios (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, São Roque do Canaã), o que representa um total de 146.552 pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a superintendente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na Região Metropolitana, Fabrícia Forza, já é possível ver a equipe multidisciplinar interagindo e, para ela, essa integração é muito importante. “Temos aqui o pessoal da higienização, da vigilância, tem médicos, enfermeiros, tem o pessoal do administrativo, tem equipe Sesa e regional. Essa integração já começou muito animada e muito produtiva. Todos estão cheios de perguntas e curiosidades, e isso é muito produtivo para nós”, afirmou.

Para a subsecretária de Atenção à Saúde de Santa Teresa, Carla Estela Lima, essa capacitação entre os profissionais, que agora fazem parte de uma equipe multidisciplinar, é fundamental para se trabalhar todas as linhas de cuidado que serão oferecidas na unidade. “Essa capacitação tem uma importância muito grande pois vamos conseguir resolver aqui situações de pacientes que antes tínhamos que mandar para atendimento em outras cidades como Vitória ou Colatina, e esse atendimento ficava fragmentado pois eles iam para fazer só uma consulta ou somente um exame. Agora o paciente terá esse olhar multiprofissional”, disse Carla.

A opinião de Carla é compartilhada pela diretora técnica do Hospital Madre Regina Protmann, Mônica de Monico Magalhães. Segundo ela, neste momento os servidores passam a interagir, a conhecer o processo e também as pessoas com quem vão trabalhar. O hospital ficará responsável pelo gerenciamento da Rede Cuidar em Santa Teresa. “Essa capacitação é o momento mais importante, pois é quando as pessoas vão aprender a comunicação de todo o processo. Agora é o momento de se conhecer tudo, integrar e treinar como será na prática todo o planejamento da Rede Cuidar”, disse.

O porteiro Alexandro dos Santos Reis vai trabalhar na unidade e disse estar feliz por poder fazer parte de um sistema de atendimento que visa humanizar a prestação dos serviços de saúde à população. “Fico feliz por ter essa oportunidade, pois, trabalhar com pessoas é algo gratificante, algo que nos humaniza e ajuda a crescer como pessoa, a nos colocar no lugar do outro. Isso é fundamental. Ajudar as pessoas me faz bem, me faz crescer como pessoa. Acho importante estar dentro desse processo. Nosso trabalho é unificado. Nós somos o corpo. O trabalho da saúde começa desde a portaria, passando pelo pessoal da limpeza e pela equipe médica. Todos nós somos um todo que juntos prestamos um serviço de saúde de qualidade no ES.”

A próxima capacitação com os servidores da Rede Cuidar em Santa Teresa irá acontecer no dia 02 de abril, na unidade de cuidado integral, onde será feito o treinamento do fluxo de pacientes.

Rede Cuidar

A Rede Cuidar é o novo modelo de atendimento integral à saúde, que visa melhorar a qualidade de vida, formando uma rede de atendimento que propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar. Nela, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá realizar consultas e a maioria dos exames no mesmo local, mais perto de casa, evitando deslocamento para a Grande Vitória.

Com a implantação das unidades da Rede Cuidar, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard