02/12/2016 15h12 - Atualizado em 02/12/2016 15h15

Projeto do Hemoes ganha Prêmio Inoves

O projeto Experiência Positiva no Tratamento de Coagulopatia do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) foi um dos oito projetos vencedores do Prêmio Inoves Ciclo 2016. A cerimônia de premiação aconteceu no Salão São Tiago, do Palácio Anchieta, na noite desta quinta-feira (1º). O projeto, vencedor na categoria Atendimento ao Cidadão, consistiu na capacitação de profissionais das unidades básicas de saúde para atendimento de pacientes com distúrbios hemorrágicos hereditários, bem como orientação para pacientes e familiares sobre o tratamento das coagulopatias.

“É um orgulho receber esse prêmio, pois foi um projeto feito com muito carinho e esforço da equipe. Foram horas além do trabalho dedicadas para preparar as aulas que seriam apresentadas no treinamento. Isso mostra que uma equipe motivada, com meta e foco, pode melhorar o atendimento à população. E levar informação para perto das pessoas melhora o cuidado, gerando mais benefícios no tratamento e toda qualidade que o paciente precisa”, contou a diretora do Hemoes, Síbia Marcondes, que participou da aplicação do projeto.

Após os treinamentos desenvolvidos pelo projeto, que capacitou 741 profissionais de saúde, foi aplicado um questionário em 20% do grupo treinado e constatou-se que os grupos capacitados obtiveram maior conhecimento sobre hemofilia, mais segurança no atendimento, refletindo na melhora na qualidade de vida dos pacientes.

De acordo com a diretora técnica do Hemoes, Alessandra Prezotti, o tratamento das coagulopatias hereditárias no Brasil é realizado, em grande parte, nos hemocentros dos estados. Coagulopatias hereditárias são doenças raras, mas dentro desse grupo, a Hemofilia A (Deficiência de Fator VIII), Hemofilia B (Deficiência de Fator IX) e Doença de vonWillebrand (Deficiência de Fator de von Willebrand) são as mais comuns. No projeto, a maior ênfase foi para Hemofilias A e B por serem as mais prevalentes.

“O atendimento a pacientes hemofílicos é realizado no Hemocentro, mas seu acompanhamento também é realizado nas unidades básicas de saúde, que funcionam como suporte aos programas de hemofilia. Por isso, capacitamos os profissionais dessas unidades para o correto manejo da hemofilia, como a correta aplicação do medicamento pró-coagulante por uma equipe multiprofissional”, explica Alessandra. 

Toda equipe multiprofissional participou das capacitações, deslocando-se, estrategicamente para os municípios do Estado onde havia suporte da Hemorrede para oferecer os treinamentos. Os municípios contemplados foram: Linhares, Vitória, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard