22/09/2017 17h55 - Atualizado em 22/09/2017 17h56

Rede Cuidar:742 procedimentos realizados na primeira semana

Cento e cinco pacientes atendidos e 742 procedimentos realizados, entre consultas e exames. Esse é o balanço da primeira semana de atendimentos da Rede Cuidar, em Nova Venécia, região Norte do Estado, que trabalhou apenas com pacientes mulheres com indicação de mamografia.Foram atendidas pacientes de Mucurici, Ponto Belo, Boa Esperança, Pinheiros, Jaguaré, Vila Pavão, Montanha e Ecoporanga.

A unidade vai funcionar de forma gradativa, até conseguir atingir a capacidade total, que será de 90 pacientes por dia. Os dados são da gerente da unidade, Gilmara Sossai, que avalia como positivos os atendimentos neste primeiro momento de prestação de serviços da Rede Cuidar. Segundo ela, os atendimentos ao longo da semana foram concentrados em mulheres com indicação de mamografia, para que fossem feitos os ajustes necessários no sistema e nas escalas dos funcionários e dar dinamismo ao atendimento. A partir da próxima segunda-feira (25), a unidade já irá receber pacientes para todas as especialidades disponibilizadas no local.

“Fizemos alguns ajustes para dinamizar o processo de atendimento. Também começamos a definir os horários de entrada e saída das equipes e ajustamos com as prefeituras os horários de chegada dos pacientes. No primeiro dia, identificamos algumas pessoas que chegaram em busca de atendimento ambulatorial, e explicamos que esse não era o foco do nosso atendimento, orientando essas pessoas sobre a dinâmica do atendimento. Agora a população já entende que trata-se de atendimento especializado”, disse Gilmara.

No local, os pacientes estão recebendo atendimentos com nutricionista, educador físico, psicólogo, enfermeiro, farmacêutico, e realizando exames especializados como mamografia, entre outros. Para alguns pacientes ainda há a necessidade de passar por um assistente social.

Nova Venécia

A Rede Cuidar em Nova Venécia tem capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados. Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.

A Unidade vai garantir a integralidade da atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico). Serão ofertadas consultas em angiologia, cardiologia, proctologia, oftalmologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, mastologia, oncologia, ginecologia, urologia, neurologia, ​nefrologia e pediatria. A Rede Cuidar também contará com uma equipe multiprofissional: nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, técnico de enfermagem, educador físico, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Ao todo, 46 profissionais irão atuar no local.

Entre os ​exames especializados estão os de imagem (raio-x simples e contrastado; ultrassonografia obstétrica e ultrassonografia em geral; ecocardiografiafetal/criança/adulto; arteriografia/aortografia; ecodoppler (vascular); mamografia; tomografia computadorizada; cintilografia e ressonância magnética, exames cardiológicos (eletrocardiograma, teste ergométrico e holter 24 horas), exames de oftalmologia (retnografia; mapeamento de retina; tonometria e fundoscopia), exames de otorrinolaringologia (audiometria e Potencial Evocado Auditivo (BERA), exames ginecológicos (colposcopia; conização e punção aspirativa de mama para biópsia), e ainda endoscopias (esofagogastroduodenoscopia/colonoscopia/retosigmóidoscopia/videolaringoscopia) e biópsias em geral, além de exames laboratoriais e bioquímicos.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. A Unidade será gerenciada pelo Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte).

Rede Cuidar

Todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede Cuidar. São cinco, no total. Além de Nova Venécia, os municípios que receberão as unidades são Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins.

Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

Para a implantação de cada unidade foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do BNDES.

Dados – atendimentos em Nova Venécia

18/09 – 12 pacientes / 72 procedimentos