17/10/2017 18h09 - Atualizado em 17/10/2017 18h12

Rede Cuidar completa um mês de funcionamento e já realizou 4.572 consultas e exames

A unidade da Rede Cuidar, em Nova Venécia, região norte do Espírito Santo, completou o primeiro mês de funcionamento. Foram atendidos por uma equipe multiprofissional 589 pacientes e realizados 4.572 consultas e exames. Já o número de procedimentos de enfermagem como aferição de temperatura e pressão arterial foi de 4.712.

A data foi marcada pela visita do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, na unidade. "Os primeiros 30 dias de funcionamento da Rede Cuidar, em Nova Venécia, é extremamente positivo. Os usuários estão elogiando o atendimento, fato muito positivo por ser a primeira unidade implementada no Estado", disse Oliveira.

O secretário ressaltou a importância da rede Cuidar. “Conversei com as pessoas e perguntei o que elas estão achando do atendimento. Uma senhora falou que a Rede Cuidar é uma bênção, já que ela viveu nove anos levando a filha para Vitória para atendimento de oftalmologia, e agora leva na Rede Cuidar. Isso é uma qualidade de vida muito grande. Estamos cuidando melhor, cuidando das pessoas com mais qualidade”. 

O secretário municipal de Saúde de Linhares, Valdir Massucatti, esteve no local para conhecer de perto o sistema de atendimento, já que Linhares também irá receber uma unidade da Rede Cuidar. Ele disse ter ficado muito satisfeito com o que viu, e está ansioso para a inauguração da unidade em sua cidade. “Conhecia o funcionamento na teoria e agora estou vendo na prática. Realmente será um modelo novo de cuidar das pessoas. Estou muito feliz com o que estou vendo e muito em breve pretendemos inaugurar em Linhares a rede da nossa região central”, disse.

A gerente da unidade, Gilmara Sossai, contou que está maravilhada com os resultados alcançados neste primeiro mês de funcionamento da unidade.

“Estou maravilhada com esse novo modelo de atendimento, humanizado,  diferenciado e com a oferta de tantos serviços perto da casa do cidadão. É muito gratificante ter um retorno positivo da população que está sendo atendida aqui na Rede Cuidar. Vamos manter essa qualidade no atendimento" disse.

A educadora física Maria da Penha Montovanelli, que trabalha na Rede Cuidar, disse que a satisfação dos usuários é percebida nos relatos diários que são feitos. “Sabemos que podemos fazer a diferença e trazer qualidade de vida aos nossos usuários”, comentou.

Satisfação

Para os usuários dos 14 municípios que compõem a região norte de saúde, a implantação da unidade trouxe mais qualidade de vida para quem precisa de atendimento e precisava se deslocar rotineiramente por quatro horas ou mais para a Grande Vitória, em.busca de consultas e exames. Agora, o atendimento é feito mais perto de casa.

Morador de Pinheiros, Isaías Gonçalves de Souza, 65 anos, disse que o atendimento está muito bom.  Ele tem diabetes e pressão alta, e falou que a facilidade de ser atendido por todos os especialistas no mesmo local facilita o dia a dia.

“Acredito que a Rede Cuidar vai resolver a questão da saúde aqui no norte do Estado. É bom demais chegar em um lugar, receber o atendimento e um plano de cuidados. A médica me explicou tudo, disse que preciso tomar os remédios direitinho em casa para cuidar da minha saúde. A equipe está de parabéns”, disse.

Também moradora de Pinheiros, Selene Teles Viana, 78, disse que aprendeu muito sobre como cuidar da saúde em casa. “Aprendi muitas coisas que não sabia sobre tratamento, atendimento, sobre viver. Cuidados com a alimentação e a importância de tomar os remédios na hora certa. É bom demais”, comemorou.

Quem também conheceu a unidade na manhã desta terça-feira foi a Irailda da Silva, 37, moradora de Conceição da Barra. Ela, que é natural de Alagoas, esteve na Rede Cuidar para levar a filha, que foi encaminhada pelo pediatra, e disse que agora não precisa mais em se preocupar em pagar por um plano de saúde.

“A gente precisava muito de uma unidade como essa aqui. Deus deu sabedoria para os homens e os homens fizeram isso para nós. É muito bom”, disse.

 

Balanço

- Nos primeiros 30 dias de funcionamento, a Rede Cuidar, em Nova Venécia, atendeu 589 pacientes.

- No mesmo período foram realizados 4.572 procedimentos, entre consultas e exames.

- A unidade já realiza 16 tipos de exames diferentes, mas esse número vai aumentar para 24 nas próximas semanas. Os exames e as especialidades de atendimento estão sendo inseridas gradativamente no local.

 

Rede Cuidar

A Rede Cuidar é o novo modelo de atendimento integral à saúde, que visa melhorar a qualidade de vida. Uma rede de atendimento que propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar.

Entre os benefícios para a população estão atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede cuidar. São cinco, no total. Além de Nova Venécia, os municípios que receberão as unidades são Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins.

Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

 

Nova Venécia

A Rede Cuidar em Nova Venécia tem capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados. Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.

A Unidade vai garantir a integralidade da atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico). Serão ofertadas consultas em angiologia, cardiologia, proctologia, oftalmologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, mastologia, oncologia, ginecologia, urologia, neurologia, ​nefrologia e pediatria. A Rede Cuidar também conta com uma equipe multiprofissional: nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, técnico de enfermagem, educador físico, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Ao todo, 46 profissionais atuam no local.

Entre os ​exames especializados estão os de imagem (raio-x simples e contrastado; ultrassonografia obstétrica e ultrassonografia em geral; ecocardiografiafetal / criança / adulto; arteriografia / aortografia; ecodoppler (vascular); mamografia; tomografia computadorizada; cintilografia e ressonância magnética, exames cardiológicos (eletrocardiograma, teste ergométrico e holter 24 horas), exames de oftalmologia (retnografia; mapeamento de retina; tonometria e fundoscopia), exames de otorrinolaringologia (audiometria e Potencial Evocado Auditivo (BERA), exames ginecológicos (colposcopia; conização e punção aspirativa de mama para biópsia), e ainda endoscopias (esofagogastroduodenoscopia / colonoscopia / retosigmóidoscopia / videolaringoscopia) e biópsias em geral, além de exames laboratoriais e bioquímicos.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. A Unidade será gerenciada pelo Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte).

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard