18/10/2017 17h19 - Atualizado em 19/10/2017 12h11

Residentes de jornalismo visitam instalações do HEAC

A manhã desta quarta-feira (18) foi de aprendizado na área da saúde para os 15 participantes do 20º Curso de Residência em Jornalismo de A Gazeta. Os “focas”, como são chamados os recém-formados que participam do curso, deixaram de lado o universo da redação e participaram de uma palestra e visitaram as instalações do Hospital Estadual de Atenção Clínica e do Centro de Atenção Psicossocial Moxuara (Caps Moxuara), em Cariacica.

Foi a primeira vez que o hospital realizou uma palestra e apresentou a unidade para um grupo que não pertence à área da saúde. De acordo com o diretor-geral do Heac, Renato Vieira, a intenção foi de mostrar para outro público que o hospital não é referência apenas para atendimento psiquiátrico, mas também realiza atendimento clínico para pacientes que são encaminhados via Central de Regulação de Vagas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os pacientes que são atendidos no Caps Moxuara também são encaminhados de outras unidades hospitalares. “Esta é a primeira vez que recebemos um grupo que não é da área de saúde e isso é importante para que a comunidade, de forma geral, conheça os serviços prestados aqui”, disse Vieira.

Segundo a assistente de coordenação do Curso de Residência, Sara Aguiar, esse tipo de atividade realizada com os recém-formados em Jornalismo retrata um pouco da realidade que eles irão encontrar na rotina do dia a dia. “É uma oficina em que tentamos mostrar a realidade da profissão. Eles participaram da palestra, conheceram as instalações e, como tarefa, terão de escrever um texto que será avaliado por nossos profissionais”, explicou Sara.

Além do diretor-geral, os residentes foram recepcionados no auditório do hospital pelas psicólogas Gabriela Bertulozo Ferreira e Bárbara Frigini De Marchi, e também pelo assistente social Fábio Bremenkamp. A abertura das atividades no hospital aconteceu com a apresentação do projeto Cineclube Lanterna Mágica, um projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que exibiu dois filmes curta-metragem de quatro minutos, produzidos em oficinas de cinema pelos pacientes do Heac e do Caps Moxuara. A intenção era mostrar um pouco sobre o que pensam e sentem alguns dos pacientes psiquiátricos que passaram pela unidade hospitalar. Segundo Rita de Cássia Feitora Rodrigues, da Gerência de Cidadania e Diversidade Cultural da Secult, levar esse projeto para dentro do hospital é uma honra enorme.

Foram exibidos os filmes “Reação de Valença”, que mostra a reação de uma paciente ao se ver na tela do cinema, e o “Stop & Motion”, que retrata um pouco do que sonham os pacientes da unidade.  O cineclubista Marcos Valério Guimarães explicou que o projeto visa ativar a percepção dos pacientes exibindo filmes como entretenimento e trabalhando os universos familiares e afetivos desses pacientes. “São curtas-metragens em que propomos que esses pacientes usem câmeras e produzam seus materiais. Focamos no lado criativo deles”, disse.

Em seguida, o técnico em segurança do trabalho Arisanger Cypriano Rodrigues falou sobre a Norma Regulamentadora 32 (NR-32), que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde em geral. A equipe de psicologia e assistência social do Heac contou um pouco da história do hospital, sua implantação, os serviços que já foram prestados e quais os atendimentos realizados atualmente.

Em 2010 o então Hospital Adauto Botelho foi reconfigurado e passou a se chamar Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac). O local recebeu uma unidade de curta permanência para pacientes psiquiátricos, uma unidade de atenção clínica para pacientes clínicos diversos, a urgência em saúde mental e o Centro de Atenção Psicossocial Moxuara (Caps Moxuara). O setor de geriatria foi extinto em setembro de 2017.

Também foi tratado com os residentes sobre quais as redes de atendimento para pacientes psiquiátricos existentes na Grande Vitória, e as situações em que cabe a internação. “O Heac, apesar de ter um pronto-socorro psiquiátrico para pacientes a partir dos 14 anos, não é um hospital porta aberta. Aqui temos pacientes clínicos que são encaminhados via Central de Regulação da Sesa. No caso dos pacientes que precisam de internação, esses ficam por um curto período de tempo. Cada caso é um caso e nem todos precisam de internação”, destacou a psicóloga Bárbara.

Após a palestra os residentes visitaram as instalações do Heac e do Caps Moxuara, e depois retornaram ao auditório para as considerações finais. A jornalista Juliana Oliveira, 23 anos, se formou em Jornalismo em uma faculdade particular da Grande Vitória em dezembro de 2016. Agora ela participa do curso, e disse que está aproveitando a oportunidade para entender um pouco a rotina da profissão e conhecer a realidade de pessoas comuns, como o caso dos pacientes do hospital e usuários do Caps Moxuara. “Quando estudei não tive a oportunidade de estagiar pois precisava trabalhar para custear a faculdade. Está sendo uma experiência incrível e conhecer outras realidades é muito bom nesse processo de aprendizado”, disse.

 

Saiba mais

- O Hospital Adauto Botelho, em Cariacica, foi construído entre os anos de 1945 e 1954. Adauto Botelho era o diretor do Serviço Nacional de Saúde Mental.

- No ano de 1968, em meio à ditadura militar no Brasil, o hospital chegou a internar de uma só vez 1.711 pacientes.

- Em 2004, após a reforma psiquiátrica, os pacientes que estavam internados foram encaminhados para residência de familiares. No caso dos pacientes que não tinham família, foram encaminhados para as residências terapêuticas. Permaneceram no hospital apenas os pacientes que não tinham família ou aqueles sem condições clínicas de serem enviados para as residências terapêuticas.

- Em 2010 o hospital passou por uma reconfiguração e passou a se chamar Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC). No local passou a funcionar uma unidade de curta permanência para pacientes psiquiátricos, unidade de atenção clínica para pacientes clínicos diversos, urgência em saúde mental e o Centro de Atenção Psicossocial Moxuara (Caps Moxuara). O setor de geriatria foi extinto em setembro de 2017.

 

Serviços prestados

- Urgência em Saúde Mental: é um serviço de porta aberta que funciona 24 horas. O atendimento é por demanda espontânea a pessoas acima dos 14 anos. A unidade conta com 14 leitos psiquiátricos para atendimentos de urgência a pessoas em sofrimento mental.

- Unidade de Curta Permanência: tem como objetivo atender o paciente com transtorno mental durante o período de crise, visando, no menor tempo possível, à estabilização do quadro psiquiátrico e ao encaminhamento aos serviços ambulatoriais ou CAPS. A unidade conta com 50 leitos (30 masculinos com duas enfermarias, e 20 femininos, com uma enfermaria)

- CAPS Moxuara: é um serviço de atenção diária, destinado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais graves, maiores de 18 anos, residentes em Cariacica. O foco do serviço é a inclusão social e o acesso à cidadania. São atendidas quase 250 pessoas. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

- Unidade de Atenção Clínica: é um setor clínico de baixa complexidade, que recebe pacientes via Central de Regulação de Vagas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O local conta com 40 leitos de internação.

 

O que é o curso de residência em jornalismo?

O curso de Residência em Jornalismo é oferecido pela Rede Gazeta, e alia a teoria da sala de aula com a prática das redações jornalísticas da empresa. Conhecidos como focas, os residentes acompanham e recebem dicas dos profissionais na produção das matérias, participam de oficinas e visitas técnicas e ainda produzem suas próprias reportagens.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard