18/04/2017 16h25 - Atualizado em 18/04/2017 16h42

Saúde: saiba quais serviços estarão disponíveis no feriado

Os serviços da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que funcionam por agendamento não farão atendimento ao público nesta sexta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes. São eles: os Centros Regionais de Especialidades (CREs), localizados em Cariacica, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim; as unidades da Farmácia Cidadã Estadual, em Cariacica, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Nova Venécia e Vitória; e o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha.

Já na segunda-feira (24), a população deve ficar atenta, pois nos municípios que decretam feriado em homenagem à Nossa Senhora da Penha, como Vila Velha, Vitória, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo, os serviços de saúde estaduais que atendem por agendamento não funcionarão. Entre os serviços que não atenderão no dia 24 de abril estão as unidades da Farmácia Cidadã Estadual em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim, os CREs de Cariacica e de Cachoeiro de Itapemirim e o Crefes, que fica em Vila Velha.

Nas cidades que não guardam a data em homenagem à Nossa Senhora da Penha, o serviços estaduais de saúde que funcionam por agendamento farão atendimento normal ao público na segunda-feira (24).

Serviços essenciais são mantidos

Os serviços estaduais de urgência e emergência e os serviços essenciais atenderão normalmente em todo o Espírito Santo, nesta sexta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes, e na segunda-feira (24), Dia de Nossa Senhora da Penha. Confira:

Samu 192: é um serviço de urgência e emergência móvel e pode ser acionado pelo telefone 192. Quando a ligação é feita, um telefonista faz a triagem e repassa a chamada para um médico avaliar a gravidade do caso e se há necessidade de envio de ambulância. A ligação é gratuita.

Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen): é um serviço de referência no atendimento a diversos tipos de intoxicação – por animais peçonhentos, medicamentos, produtos de limpeza, plantas tóxicas, entre outros. Tanto profissionais de saúde quanto a população em geral pode ligar para o número 0800-283-9904 para receber orientações de como proceder. A ligação é gratuita.

Hospitais: também atenderão 24 horas os prontos-socorros dos Hospitais Estaduais São Lucas, em Vitória; Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha; Dr. Jayme Santos Neves, na Serra; Infantil e Maternidade de Vila Velha; Infantil de Vitória; Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus; Silvio Avidos, em Colatina; João dos Santos Neves, em Baixo Guandu; São José do Calçado, em São José do Calçado; Unidade Integrada Jerônimo Monteiro, em Jerônimo Monteiro; e Rita de Cássia, em Barra de São Francisco; além do Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica, e do Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim, locais onde é feito atendimento de emergências psiquiátricas.

Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes): na sexta-feira (21), a unidade de Vitória atenderá das 7h às 17h, e as demais unidades não funcionarão; já na segunda-feira (24), as unidades de Linhares, Colatina e São Mateus funcionarão em horário normal, das 7h às 12h30, a unidade da Serra atenderá das 7h às 16h e a unidade de Vitória funcionará das 7h às 17h. Lembrando que o cadastramento de doadores é encerrado sempre 30 minutos antes do fechamento das unidades.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel