24/08/2016 18h03 - Atualizado em 25/08/2016 10h27

Sesa estabelece metas para hospitais da rede própria  

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) deu um passo importante para a organização da gestão dos hospitais públicos estaduais nesta quarta-feira (24). O secretário Ricardo de Oliveira assinou um contrato de gestão com quatro hospitais: Dório Silva, São Lucas, Estadual de Vila Velha (antigo Ferroviários) e Antônio Bezerra de Faria. O contrato estabelece indicadores, metas e prazos a serem cumpridos por esses serviços de saúde visando promover a eficiência e a transparência da gestão. 

Entre os objetivos do contrato de gestão estão a ampliação da oferta de serviços; a valorização dos servidores; a implementação de gestão participativa; a modernização da gestão; o fortalecimento da participação dos servidores no cotidiano da gestão; instituir a cultura de gestão por resultados entre os servidores com avaliação de desempenho; motivar os servidores para relações humanizadas, trabalho em equipe, otimização de recursos e combate ao desperdício. 

Na ocasião, o secretário Ricardo de Oliveira ressaltou que para garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados é necessário ter uma boa estrutura de gestão. E ele voltou a dizer que o fortalecimento da capacidade de planejamento, gestão e controle da Secretaria de Estado da Saúde é o legado mais importante que este governo vai deixar para o Espírito Santo. 

“Esse é um legado que eu, pessoalmente, gostaria de deixar e estou trabalhando para isso. Mas ninguém faz algo desse tamanho sozinho. Esta é uma obra coletiva, que trará para nós, para a Sesa, uma credibilidade e uma respeitabilidade muito grande. O que fica é a nossa capacidade de ser transparente e de fazer gestão e controle. E estamos num momento importante, em que há um alinhamento de interesses, pelo menos do executivo, para continuarmos caminhando nessa direção”, disse Oliveira. 

O contrato de gestão foi assinado durante uma reunião do colegiado de diretores de hospitais, realizada com o objetivo de alinhar as estratégias de trabalho e passar as diretrizes do modelo de gestão que a Secretaria de Saúde está implantando. Essa reunião foi a primeira nesse formato e será realizada mensalmente. Será um espaço para troca de ideias e suporte entre os gestores dos hospitais e a Sesa. 

O secretário Ricardo de Oliveira também motivou os diretores, dizendo que os problemas precisam ser enfrentados. “Se estamos aqui discutindo eficiência e estabelecendo meta de gestão é porque até então isso não existia. E esse novo instrumento não é para assustar ninguém. É importante olharmos para o problema e, mesmo vendo que o desafio é grande, enfrentá-lo e resolvê-lo. Se o problema não fosse complexo, a situação não estaria do jeito que está”, disse Oliveira. 

Ele disse, ainda, que a Saúde como um todo está num processo de profissionalização e melhoria contínua, e enfatizou que, com esse modelo de gestão, os hospitais vão produzir melhor e gerar mais resultados.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

 jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

 julianarodrigues@saude.es.gov.br

 Ana Carolina Stutz

 anapinto@saude.es.gov.br

 Juliana Machado

 julianamachado@saude.es.gov.br

Texto: Juliana Rodrigues

 Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard