21/06/2018 19h22 - Atualizado em 21/06/2018 19h38

Secretário da Saúde vai a Colatina fazer esclarecimento sobre contrato com o Hospital São José

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, esteve na terça-feira (19) em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, para esclarecer boatos que circulam na região de que o Hospital São José deixaria de atender a população por falta de recursos repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Além de veículos de imprensa, estavam presentes na apresentação do secretário o prefeito de Colatina, vereadores do município, representantes do Ministério Público Estadual na cidade e também representantes do Hospital São José.

Oliveira deixou claro que o Estado não deve nada nem ao São José nem a nenhum outro hospital. Pelo contrário, a Secretaria de Estado da Saúde tem mantido e ampliado serviços com recursos próprios, inclusive financiando despesas que cabem ao governo federal.

Oliveira ressaltou que, para ajudar na manutenção do São José, a Sesa repassa com recursos próprios R$ 19,6 milhões ao ano para o hospital. Esse montante complementa os recursos federais enviados ao município e repassados pela Prefeitura de Colatina ao São José, pois o recurso federal é insuficiente.

"O Espírito Santo é o estado do país que mais investe em saúde com recursos próprios. Atualmente, 76% do Fundo Estadual de Saúde está sendo financiado com recursos do Tesouro Estadual e somente 24% do governo federal, o que evidencia o enorme subfinanciamento  federal que o Estado enfrenta na área da saúde", disse Oliveira.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br