16/08/2017 16h24 - Atualizado em 13/09/2017 10h52

Secretário discute implantação da Rede Cuidar em Guaçuí

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, se reuniu, nesta quarta-feira (16), com prefeitos e secretários municipais de saúde da Região Sul de Saúde para discutir o andamento da implantação da Rede Cuidar em Guaçuí. O secretário disse que a reunião foi importante porque foram discutidos os modelos de gestão e de financiamento da unidade, dois pontos fundamentais para o funcionamento do serviço.

“A reunião foi importante porque precisamos definir rapidamente o modelo de gestão e o modelo de financiamento para podermos abrir essa estrutura o mais rápido possível e colocarmos esse serviço à disposição da população. Nós estudamos e analisamos com os prefeitos e secretários algumas alternativas de modelo de gestão e eles vão optar por uma delas nos próximos dias. A partir daí, a gente acelera esse processo para abrir o mais rápido possível para atendimento da população”, explicou Oliveira.

Também participaram da reunião o subsecretário de Estado de Gestão Estratégica e Inovação, Francisco José da Silva; o superintendente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na Região Sul, Jair Ferraço; além de outros profissionais da área técnica da Superintendência Estadual de Saúde na Região Sul.

A implantação da Rede Cuidar faz parte do Programa Prioritário de Governo “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”, que prevê a implantação de cinco Unidades de Cuidado Integral à Saúde distribuídas nas quatro regiões de saúde, nos municípios de Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Domingos Martins e Santa Teresa. A Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia, é a primeira unidade prevista para entrar em funcionamento, o que deve acontecer em setembro.

Entre os benefícios esperados com a implantação estão: evitar deslocamento para a Grande Vitória; redução do tempo de espera para realização de consultas e exames, proximidade do serviço com o usuário e qualidade na prestação dos serviços (área física adequada e humanizada, melhores condições de atendimento, equipe devidamente capacitada e espaço de escuta do usuário).

O objetivo é estruturar pontos de atenção de média complexidade que darão suporte e qualificação à Atenção Primária à Saúde. Nesse sentido, a implantação dos ambulatórios de especialidades vai complementar as redes de atenção nas regiões de saúde e, como consequência, dará suporte especializado às unidades básicas, promovendo a resolutividade e a integralidade do cuidado à população do Espírito Santo que necessite de atendimento ambulatorial especializado (consultas, exames e outros serviços de apoio diagnóstico de atenção secundária) por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.

A novidade é que o usuário do SUS terá oportunidade de realizar, além da consulta, exames e procedimentos no mesmo local, receber um atendimento com equipe multiprofissional e sair com um plano terapêutico pronto.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br