02/12/2016 16h37 - Atualizado em 02/12/2016 16h39

Secretário presta contas do segundo quadrimestre de 2016

O secretário Ricardo de Oliveira esteve na Assembleia Legislativa do Estado Espírito Santo (Ales), nesta sexta-feira (02), para prestar contas dos gastos e dos investimentos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no segundo quadrimestre de 2016. Na ocasião, ele falou do planejamento estratégico, financiamento, judicialização e atenção à saúde. 

Segundo Oliveira, o objetivo estratégico da pasta é garantir o acesso da população aos serviços públicos de saúde, por meio de estratégias como a melhoria da resolutividade da atenção básica e aumento do protagonismo do cidadão no cuidado com a própria saúde.   O secretário também destacou que o Espírito Santo aplicou 17,26% de recursos próprios em ações e serviços de saúde no segundo quadrimestre desse ano. 

“O nosso maior desafio, mesmo nos tempos de crise, é manter os serviços de saúde abertos aos usuários. Mesmo assim, estamos ampliando serviços para o cidadão: até o momento já abrimos 227 novos leitos e, até 2018, iremos entregar mais 482. A nossa prioridade é levar mais saúde à população”, destaca Oliveira. 

Já com demandas judiciais, a Secretaria de Estado da Saúde gastou cerca de R$ 36 milhões, até agosto deste ano, para atender solicitações de internações, medicamentos, cirurgias e outros serviços de saúde via Judiciário. Enquanto em 2015, foram gastos em torno de R$ 64 milhões para atender esses processos. 

O secretário também apresentou o novo modelo de assistência, parte do projeto de regionalização da saúde no Estado. O modelo, que foi construído a “quatro mãos” pelo Governo do Estado e pelos municípios, terá início com a inauguração da Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Região Norte, o Cuidar Norte. 

“A Rede Cuidar contará com quatro Unidades de Cuidado Integral à Saúde, em todas as regiões do Estado. É um novo modelo de atenção que vai levar o atendimento para mais perto do cidadão, evitando o deslocamento em busca de atendimento para a Grande Vitória. Este novo modelo integra a atenção primária com a média complexidade e com a atenção ambulatorial especializada, e muda processos de trabalho com objetivo de melhorar a resolutividade da atenção primária. Já apresentei o projeto aos prefeitos eleitos e reeleitos da Região Sul, Central, Norte e Metropolitana. Nesta segunda-feira (05), apresento aos prefeitos da Grande Vitória”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Fotos: Junior Spalenza

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard