16/02/2018 17h01 - Atualizado em 16/02/2018 17h11

Sesa continua segunda oficina de planificação na Região Metropolitana

Profissionais de saúde dos municípios de Cariacica, Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra participam, na próxima semana, da segunda oficina do processo de planificação da atenção à saúde na Região Metropolitana de Saúde. As atividades, coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), começam na segunda (19) e vão até sexta-feira (23).

A planificação da atenção à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar.

Segundo a coordenadora da Planificação da Atenção à Saúde na Região Metropolitana de Saúde, Ana Laurita Nunes Maia, as oficinas não podem ser avaliadas isoladamente, pois elas fazem parte de um conjunto, e a cada semana de oficina avança-se um pouco mais na reorganização dos processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde.

Entre os dias 05 e 09 de fevereiro, os outros 14 municípios que compõem a Região Metropolitana de Saúde também participaram da segunda oficina de planificação. Foram eles: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

O objetivo da segunda oficina é analisar os modelos de acesso à Atenção Primária à Saúde. Para isso, são propostos alguns trabalhos em grupos, seguidos de compartilhamento dos produtos e exposições para sistematização das informações trabalhadas. As oficinas de planificação da atenção à saúde são seis, no total, e acontecerão até o mês de julho, quando haverá o encerramento com a participação do consultor do Conass Eugênio Vilaça Mendes.

A abertura da segunda oficina, na segunda-feira (19), acontecerá no auditório da ETSUS, em Vitória, e contará com a equipe da Superintendência da Secretaria de Estado da Saúde na Região Metropolitana de Saúde, além de representação do Conass e do nível central da Sesa. Também participam do evento os coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde, as referências municipais da planificação e facilitadores municipais das oficinas de planificação.

Programação

19/02, segunda-feira: Capacitação dos Facilitadores – na ETSUS Vitória (Rua Maria de Lourdes García, nº 474 - Ilha de Santa Maria).

20/02, terça-feira: oficinas municipais, realizadas em cada município participante.

21/02, quarta-feira: oficinas municipais, realizadas em cada município participante.

22/02, quinta-feira: tutoria na unidade laboratório, na Serra.

23/02, sexta-feira: reunião do grupo condutor, na Superintendência Regional de Saúde de Vitória.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br