22/09/2017 10h20 - Atualizado em 22/09/2017 10h21

Sesa discute ações de Educação Permanente na Rede de Urgências

Com o objetivo propiciar uma ampla discussão sobre as propostas elaboradas durante o Processo de Formação Ação (PFA) em 2016, e promover a definição de estratégias de implementação da educação permanente, será realizado no próximo dia 27 (quarta-feira), a oficina do Processo de Formação Ação Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências – Gepprau: estratégias de implementação. O evento será na Unesc, campus Colatina, e a expectativa é que aproximadamente 100 pessoas estejam presentes.

A oficina tem como objetivo discutir as propostas elaboradas durante o PFA em 2016 e promover a definição de estratégias de implementação, discutindo sobre a superação dos desafios abordados no processo de formação-ação para a consolidação da Rede de Atenção às Urgências, incorporação da Educação Permanente em saúde como ferramenta de gestão nos processos de trabalho do Sistema Único de Saúde e, assim, a melhoria dos resultados assistenciais.

Na ocasião, será reapresentado o produto do Gepprau para os atuais gestores de saúde. Serão apresentadas as quatro linhas de cuidado: cuidados de urgências traumáticas; de urgências obstétricas e perinatais; urgências em saúde mental; urgências cerebrovasculares e implantação do Núcleo de Educação em Urgência,  além de uma retrospectiva do projeto, cuja primeira fase foi desenvolvida por seis meses, no ano passado.

Também será discutido o aprimoramento dos processos gerenciais e educacionais nos serviços de saúde, otimizando e institucionalizando os espaços já existes, mas que ainda são subutilizados, mas que se revelaram ao longo do Gepprau como lugares potentes para repensarmos e aprimorarmos nossa prática.

A oficina é voltada para representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), participantes da formação-ação, gestores e técnicos dos municípios da região, representantes dos hospitais da Região Central de Saúde, Corpo de Bombeiros e outros interessados, e é organizada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Ministério da Saúde (MS) e Sesa, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Colatina.

Quando: 27/09/2017

Local: Sala 124, Bloco A, Campus UNESC Colatina/ES

Horário: 8h30 às 16h

8h30 – 9h: Recepção dos participantes com Coffee break