21/06/2018 19h42 - Atualizado em 21/06/2018 20h56

Sesa divulga como fica o atendimento durante o jogo do Brasil nesta sexta (22)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que as unidades administrativas do órgão não terão expediente, nesta sexta-feira (22), em razão do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018, conforme estabelecido no Decreto Nº 889-S, de 18 de junho de 2018, publicado no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO) pelo Governo do Estado. Já os serviços que funcionam em regime de escala ou que não aceitam paralisação atenderão normalmente.

Assim, vão funcionar as unidades da Farmácia Cidadã Estadual, os Centros Regionais de Especialidades (CREs) e as unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes). Os prontos-socorros dos hospitais estaduais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e o Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen), como são serviços de urgência e emergência, continuarão disponíveis 24 horas por dia.

Serviços que funcionam nesta sexta-feira (22):

- Centros Regionais de Especialidades (CREs) localizados em Cariacica, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim funcionam normalmente. Já no CRE de Colatina, em acordo com os municípios, as consultas que aconteceriam nesta sexta-feira (22) foram remarcadas para o dia 13 de julho. Outros serviços da unidade, como o setor de ostomizados e o serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) atenderão normalmente.

- Farmácias Cidadãs Estaduais localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Linhares, Colatina, Nova Venécia, e Venda Nova do Imigrante.

- Hemoes: em Vitória, o hemocentro estadual funciona das 7h às 19h, com cadastro de doadores até 18h20. O serviço abre também no sábado e no domingo nesse mesmo horário. Já a unidade da Serra abre das 7h às 16h, com cadastro até as 15h20; e as unidades localizadas em São Mateus, Linhares e Colatina abrem das 7h às 16h, com cadastro de doadores até 12h20.

- O Samu 192 é um serviço de urgência, portanto, funciona 24 horas por dia. Pode ser acionado gratuitamente pelo telefone 192. Quando a ligação é feita, um telefonista faz a triagem e repassa a chamada para um médico avaliar a gravidade do caso e se há necessidade de envio de ambulância;

- O Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen) é um serviço de referência no atendimento a diversos tipos de intoxicação – por animais peçonhentos, medicamentos, produtos de limpeza, plantas tóxicas, entre outros. Tanto profissionais de saúde quanto a população em geral pode ligar gratuitamente para o número 0800-283-9904 para esclarecer dúvidas e receber orientações;

- Prontos-socorros: os prontos-socorros dos hospitais estaduais são referência no atendimento de urgência e emergência, portanto, funcionam 24 horas por dia.

*Hospital Estadual São Lucas, em Vitória

*Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha

*Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra

*Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha

*Hospital Estadual Infantil de Vitória

*Hospital Estadual de Atenção Clínica (emergências psiquiátricas), em Cariacica

*Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus

*Hospital Estadual e Maternidade Silvio Avidos, em Colatina

*Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu

*Hospital Estadual São José do Calçado

*Hospital Estadual Jerônimo Monteiro

*Hospital Estadual Dra. Rita de Cássia, em Barra de São Francisco

*Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

*O Hospital Estadual Central, em Vitória, bem como o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, atuam como retaguarda, recebendo pacientes encaminhados por outras unidades hospitalares.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br