16/08/2017 18h31 - Atualizado em 13/09/2017 10h50

Sesa e MPT criam Comitê de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Estado do Espírito Santo deu um passo importante na área de prevenção a acidentes de trabalho, nesta semana, com a implantação do Comitê Estadual de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Análise de Óbitos. O Comitê foi criado por meio de parceria entre o Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-ES), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Este comitê tem por objetivo agregar instituições que possam fornecer informações sobre acidentes de trabalho, contribuir para ações de prevenção de acidentes de trabalho e, ainda, discutir metodologias que auxiliem na análise de acidentes de trabalho, principalmente nas análises de acidentes fatais ou com mutilações”, explicou Liliane Graça Santana, chefe do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesa.

Segundo Liliane, a motivação para a formação do comitê deve-se ao expressivo número de acidentes de trabalho no Estado. “O Espírito Santo registra, por ano, entre 70 e 100 mortes de trabalhadores por acidente de trabalho. O Comitê ainda precisa discutir seu regimento interno e, o passo seguinte a este será identificar as atividades econômicas com maior número de acidentes de trabalho a fim de orientar as ações de prevenção de acidentes de trabalho no Estado”, informou a chefe do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesa.

A primeira reunião do Comitê foi realizada nessa terça-feira (15), em Vitória, e contou com a presença de diversas instituições convidadas para compor o comitê: o Núcleo de Urgência e Emergência e o Núcleo Especial de Atenção Primária da Sesa; a Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); a Vigilância em Saúde do Trabalhador dos municípios de Vitória e Serra; a Fundacentro, instituição de pesquisa vinculada ao Ministério do Trabalho; o Corpo de Bombeiros Militar; o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); os Cerests de Colatina e de São Mateus; o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região; a Delegacia Especializada em Acidentes de Trabalho da Polícia Civil (DEAT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Sindicatos de diversas categorias também foram convidados para compor o Comitê e participaram da reunião: Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Vitória (Sinditac-VIT), Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintraconst), Sindicato dos Trabalhadores do Mármore e Granito do Espírito Santo (Sindimármore), Sindicato dos Trabalhadores em Energia e Gás do Espírito Santo (Sinergia), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Espírito Santo (Sintest-ES), Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Sinpospetro-ES), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sindirodoviários-ES).

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br