20/04/2018 17h58 - Atualizado em 20/04/2018 18h13

Sesa reúne parceiros e leva orientações sobre prevenção de acidentes de trabalho para Camburi neste domingo (22)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoverá neste domingo (22) na praia de Camburi, em Vitória, uma ação de alerta e orientação para prevenção de acidentes e casos de adoecimento no trabalho. A ação, que acontecerá das 8 às 12 horas, faz parte da série de atividades que a Secretaria está realizando neste mês, junto com sindicatos e outras instituições, para marcar o Abril Verde.

Haverá várias tendas no local – concentradas na altura do segundo bolsão de estacionamento da praia, próximo ao quiosque três – onde serão ofertadas diversas atividades, entre elas orientação sobre os cuidados que se deve ter ao contratar trabalhadores da construção civil, como pedreiros; orientações sobre direitos trabalhistas e trabalho infantil; além de orientação nutricional, medicação do Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientação postural.

“No mês de abril, temos o Dia Mundial da Saúde, no dia 07, e temos a campanha Abril Verde, que é dedicada à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e que marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, no dia 28. É, portanto, um mês importante para a área da saúde, por isso aproveitamos para realizar um evento mais abrangente, com foco tanto na promoção da saúde da população quanto na prevenção de acidentes e adoecimentos no trabalho”, explicou a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesa, Liliane Graça Santana.

Quem estiver com crianças poderá levá-las à tenda da Guarda Municipal de Vitória. Conforme divulgado pela Prefeitura, na tenda estarão expostos os equipamentos utilizados pela corporação, como viatura, moto, bicicletas e radiocomunicadores. Os pequenos também poderão tirar fotos no quadriciclo da Guarda Municipal e usar uniforme dos agentes. Outra tenda que os pequenos, mas também os grandões poderão gostar é a do Corpo de Bombeiros Militar, onde serão expostos materiais e equipamentos utilizados no atendimento às ocorrências de incêndio.

A Secretaria de Estado da Saúde levará também para a praia de Camburi orientações sobre notificação e prevenção de acidentes de trabalho, com o Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante da Sesa também estará no local. O CTA é um veículo adaptado com consultórios independentes para acolhimento e realização de testes de doenças sexualmente transmissíveis e de Aids. No domingo, serão ofertados testes rápidos de sífilis e HIV.

Para programar esta e outras ações do Abril Verde, a Sesa contou com o apoio de diversas instituições: Ministério Público do Trabalho (MPT-ES); Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Sest/Senat; Sesi/Findes, Fundacentro, Prefeitura Municipal de Vitória e sindicatos (Sindisaúde, Sindimármore, Sintraconst, Sinpospetro e Sindifer). Da Secretaria de Estado da Saúde, estão envolvidas nas atividades as áreas técnicas Saúde do Trabalhador, Saúde do Homem e Coordenação do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids.

E a programação do Abril Verde não termina no domingo (22). Na próxima semana ainda serão realizadas atividades, entre elas orientação para prevenção de acidentes de trabalho nas rodovias. Será na terça-feira (24), no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do município da Serra, das 8h às 12h. A ação será realizada pelo Cerest em parceria com a Área Técnica de Saúde do Homem da Sesa, PRF e TRT.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br