26/09/2016 16h10 - Atualizado em 26/09/2016 18h22

Setembro Verde: última semana de atividades

Eventos como a cerimônia de homenagem às famílias que disseram sim para a doação de órgãos, que acontecerá nesta terça-feira (27), em Vitória, e a  Caminhada de Conscientização para  Doação de Órgãos, realizada no domingo (25), em Vila Velha, colocam o tema doação de órgãos em evidência e ajudam a sensibilizar mais pessoas.

“As divulgações positivas sempre ajudam a reduzir a negativa familiar. Isso porque as pessoas se tornam mais sensíveis à causa e também porque passam a ter mais conhecimento sobre o processo de doação de órgãos, sentindo-se mais seguras para dizer sim”, ressalta a coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Raquel Matiello.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, prestigiou a caminhada, promovida pelo Hospital Evangélico de Vila Velha e apoiada pela Central de Transplantes. O evento mobilizou mais de mil pessoas segundo a organização.

“Nesta semana encerramos a programação do Setembro Verde. No entanto, nosso trabalho continua todos os dias nos hospitais, com as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs), e nas ações educativas que desenvolvemos em escolas, eventos e empresas”, comenta Raquel Matiello.

A coordenadora da Central de Transplantes destaca que a homenagem será uma oportunidade para agradecer às famílias que, mesmo num momento doloroso e difícil, decidiram ser solidárias.

“A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Central de Transplantes, vai agradecer às famílias que decidiram por esse gesto nobre que é a doação de órgãos, um ato que impacta outras famílias ao dar vida a quem precisa. Será uma oportunidade também para agradecer a todos os nossos parceiros, aqueles que participam ou que estão envolvidos com o processo de doação de órgãos”, diz.

Intensificação

Durante todo o mês de setembro, instituições de ensino, hospitais e órgãos públicos ajudaram a intensificar o debate sobre a doação. Na próxima quinta-feira (29), a Central de Transplantes participa do 2º Simpósio de Doação e Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, que tem como objetivo promover a troca de experiências e ampliar o conhecimento de profissionais sobre o assunto.

“É um evento científico voltado para profissionais e acadêmicos da área, no qual vou falar sobre a organização do sistema de transplante, sobre políticas e ações para o aumento efetivo de transplantes no Estado do Espírito Santo, além do que é a Central de Transplantes e quais são suas funções”, conclui Raquel Matiello.

A exposição fotográfica “Sou Doador de Órgãos”, no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, também termina na quinta-feira (29). O trabalho, realizado em parceria com o Hospital Meridional, reúne 14 fotos de pessoas que foram beneficiadas com a doação de órgãos e hoje vivem bem. A exposição está na recepção principal do hospital. Pacientes, visitantes e funcionários podem contemplar as fotografias e refletir sobre a importância da doação de órgãos.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges