10/08/2017 10h16 - Atualizado em 10/08/2017 10h17

Unidade de AVC do HEC completa 4 mil atendimentos

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), chegou ao marco de 4 mil atendimentos no início deste mês. Inaugurada em abril de 2012, a unidade se tornou referência na especialidade.

Recentemente, um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) concluiu que 76% dos hospitais no Brasil não têm condições de atender pacientes com AVC, sendo esta a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Em contrapartida, o HEC conta com equipe multidisciplinar treinada e possui uma infraestrutura classificada pelo Ministério da Saúde como muito adequada.

A UAVC do hospital disponibiliza atendimento geral e específico ao AVC agudo, como trombólise venosa, trombólise intra-arterial, trombólise mecânica, atendimento multidisciplinar e ambulatório neurológico, para seguimento dos pacientes submetidos a trombólise e anticoagulação.

O sistema de triagem para o acesso UAVC do HEC é feito obrigatoriamente via SAMU. O médico regulador, após ter conhecimento de um caso de AVC, realiza contato telefônico diretamente com o plantonista da neurologia. A partir de então, o paciente com AVC é direcionado ao HEC por ambulância do SAMU. Assim que chega ao hospital, o BIP AVC é acionado na recepção, na UAVC, no setor de tomografia e no laboratório dando início ao atendimento imediato e priorizado ao paciente com AVC.

Por haver uma pronta investigação da causa de todos os casos de AVC internados e uma equipe multidisciplinar capacitada, é possível reduzir tempo de internação e recorrência. Desde sua inauguração, a unidade realizou 4 mil atendimentos, sendo 337 trombólises venosas e 83 tratamentos com trombectomias mecânicas, ficando acima das médias mundiais para esses procedimentos.

Para a coordenadora da unidade do HEC, Rúbia Sfalsini, os números são expressivos. “Após cinco anos de funcionamento, a primeira UAVC pública do ES já produziu resultados robustos que impactaram positivamente na qualidade do atendimento prestado aos pacientes com AVC atendidos pelo SUS através da redução de mortalidade e incapacidade pela especialidade”.

O Hospital Estadual central é gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), e está localizado no centro de Vitória.

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira

Lívia Romualdo / Raphaela Borges / Gessika Avila

Tel: 3636-4733 / 99227-1031

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard