Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

ATENÇÂO VIAJANTE

Para evitar a transmissão de doenças em viagens é imprescindível o cuidado do viajante, que deve estar atento aos riscos aos quais ele se expõe e aos riscos que ele pode representar para os outros. Lembramos que a prevenção faz com que qualquer viagem se torne mais segura. É importante conhecer, com antecedência à sua viagem, os cuidados em relação à profilaxia das doenças nos países de destino. Além das recomendações relativas à vacinação ou profilaxia, poderá haver como condição de entrada de um viajante em determinado país, a exigência de prova de vacinação contra alguma doença. Portanto   o cidadão que deseja fazer uma viagem internacional deve ficar atento às exigências do país de destino na área da saúde. Lembrando que e vacina contra a Febre Amarela deve ser recebida em até 10 dias antes da data de início da viagem. Para consultar outras exigências de qualquer país, a ANVISA disponibiliza um mapa interativo que pode ser acessado clicando aqui.

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova, internacionalmente, a vacinação contra a febre amarela e/ou outra doença que venha a ser definida pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

A lista com os países que exigem o Certificado está disponível neste link: http://who.int/ith/2017-ith-annex1.pdf?ua=1

A exigência do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) está prevista no Regulamento Sanitário Internacional e alguns países exigem este documento para viajantes provenientes de países com risco de transmissão de febre amarela, ou se tratando de país de risco de transmissão, pode-se exigir o certificado para viajantes de todos os países (visando reduzir o risco de estes adquirirem a doença).

A emissão do CIVP é gratuita e atualmente é realizada no posto da ANVISA no aeroporto em Vitória.

O Estado do ES está se credenciando junto a ANVISA para emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), a  nível de Secretaria de Estado  e está em processo de implementação em conjunto com os Serviços Municipais de Saúde para a sua execução.

Para o atendimento orientamos que o cidadão que irá viajar para países que exijam o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) procure a unidade de saúde para atualização da Carteira de Vacina. Após isso, estará apta a comparecer a uma das  unidades de saúde para a emissão  d o CIVP .

Documentos necessários para emissão do CIVP

Para a emissão do CIVP é necessário:

Caso tenha realizado a vacinação em unidade de vacinação da rede municipal ou estadual, a apresentação do Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;
Caso tenha realizado a vacinação em serviço privado, é preciso ainda que o mesmo se encontre credenciado junto a Anvisa;
Apresentação de documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc);
A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade;
Apresentação da Certidão de Nascimento é aceita para menores de idade (a vacina é recomendada para crianças a partir de 9 meses).
A emissão do CIVP  estará condicionada a assinatura do viajante no ato, sendo imprescindível sua presença.

Isenção de vacinação

Para casos em que a vacinação ou a profilaxia para Febre Amarela  for contraindicada, deverá ser emitido o Atestado ou Certificado de Isenção de Vacinação e Profilaxia.
A emissão deste certificado pode ser realizada por um profissional médico ou por um Centro de Orientação ao Viajante. Quando emitido por profissional médico deverá ser utilizado o modelo de atestado médico específico, disponível no site da ANVISA, observando-se:

I. Preenchimento completo e de forma legível dos dados;
II. Identificação do profissional médico e do local onde for efetuado o atendimento;
III. Parecer médico de contraindicação de vacinação ou profilaxia

Para a emissão do Certificado de Isenção de Vacinação é necessário:

Documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc);
Para menores de idade (a vacina é recomendada para crianças a partir de 09 meses) pode ser apresentada a Certidão de Nascimento.
Atestado médico de contraindicação de vacinação ou profilaxia onde conste o nome do viajante e a contraindicação para o recebimento da vacina contra febre amarela. O atestado deverá conter o endereço completo e o telefone do consultório, bem como o CRM, assinatura e carimbo do médico responsável.

O Centro de Orientação ao Viajante está situado na SESA/ES- Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2025-Bento Ferreira-Vitória-ES-CEP: 29052-121.

O telefone para contato é o 27 36368429/8431  e  e-mail: viajante@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard