02/05/2024 16h05

Saúde promove ciclo de oficinas para construção da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade

A Secretaria da Saúde (Sesa) vai promover um ciclo de oficinas de apoio à implementação da Linha de Cuidado das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade. A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e secretarias municipais de Saúde, acontecerá em quatro eventos, a partir da próxima segunda-feira (06), e deve atrair, aproximadamente, 200 profissionais da saúde.

A Sesa tem recebido apoio técnico nos assuntos relacionados à implementação da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade por parte da Universidade Federal de Ouro Preto, que, com sua equipe de pesquisadores, reúnem-se mensalmente com os técnicos da Sesa para traçar soluções de melhoria para a saúde da população e controle da obesidade no território capixaba.

A Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade descreve os fluxos assistenciais e a regionalização dos serviços ofertados no Estado, propondo o acompanhamento por equipe multiprofissional de acordo com a classificação do estado nutricional dos usuários e de acordo com a presença de comorbidades associadas, tais como diabetes e hipertensão arterial.

A porta de entrada para tratamento de sobrepeso e obesidade é o atendimento iniciado nas unidades de Atenção Primária, nas unidades básicas de saúde (UBS), municipais. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são ofertadas consultas ambulatoriais com orientações sobre hábitos de vida saudáveis e exames especializados.

A referência técnica do Núcleo Especial de Atenção Especializada (NEAE/GEPORAS/SSAS/SESA), João Miguel Debacker, informou que as oficinas serão espaços para capacitar e educar profissionais de saúde, técnicos e gestores para o cuidado adequado a esse perfil de paciente. “Será a oportunidade de não apenas receber informações técnicas, mas também de trocar experiências entre profissionais da Atenção Primária, Atenção Especializada Ambulatorial e Hospitalar e assim ver a realidade nos municípios”, ressaltou.

“O paciente com sobrepeso e obesidade requer atenção em diferentes níveis de atenção, a depender do seu estado de saúde. Esta oficina visa qualificar os profissionais e a rede de saúde para um acompanhamento longitudinal e que atenda às necessidades integrais dos usuários do SUS capixaba”, completou Debacker.

A Sesa pretende atuar junto a todos os municípios capixabas na estratégia de realização das oficinas, utilizando metodologias ativas que permitam a reflexão das práticas cotidianas. Por meio das oficinas, será possível a elaboração conjunta entre técnicos da assistência e da gestão quanto a um fluxo de atendimento dos usuários do SUS com sobrepeso e excesso de peso, e assim acessarem os serviços de saúde de forma equânime.

Cronograma das oficinas:

Dia 06/05
, no horário das 08h às 16h30, a oficina acontecerá no auditório da escola Técnica de Saúde (ETSUS), situada à rua Maria de Lourdes Garcia, 474 – Ilha de Santa Maria, Vitória;

Dia 07/05, das 08h às 16h30, a oficina será realizado no auditório da Faculdade Multivix, localizada na Rodovia do Sol, 3.990 - Jockey de Itaparica, Vila Velha;

Dia 08/05, das 08h às 16h30, o evento acontecerá no Parque Natural Municipal Rota das Garças, Km 18,5 da BR-262, em Viana;

Dia 09/05, das 08h às 16h30, a oficina acontece na Faculdade Multivix, localizada na rua Martinho Lutero, 34, Campo Grande, em Cariacica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br