26/10/2004 12h17 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Saúde inaugura residências terapêuticas em Cariacica

Treze moradores do Hospital Adauto Botelho conseguiram concretizar um sonho nesta terça-feira (26). Oito homens e cinco mulheres foram as primeiras pessoas a morar em residências terapêuticas, de acordo com as diretrizes da política de saúde mental.

A abertura das casas aconteceu pela manhã, com a presença do Secretário Estadual de Saúde, João Felício Scárdua, acompanhado pela direção e profissionais do Hospital Adauto Botelho, pelos coordenadores e profissionais de saúde mental dos diversos serviços do Estado e também, por representantes das entidades Apes, Abrapso e Ufes.

Um café da manhã foi servido aos presentes, que, junto com os “donos das residências”, foram apresentados aos novos espaços. As duas casas, uma de três andares e outra de um pavimento, ficam em Cariacica.

Os moradores foram os mais empolgados com a mudança. A rotina das casas terapêuticas ficará a cargo dos residentes, com o acompanhamento constante de um ajudante doméstico que trabalhará durante o dia e um profissional cuidador que permanecerá na casa durante 24 horas, para auxiliar os moradores.

Além disso, os vizinhos serão muito importantes para auxiliar no retorno dos internos. Scárdua destacou que “com a ajuda da população, todos os residentes das casas terapêuticas poderão ter uma vida próxima da normal. É importante dar uma oportunidade a essas pessoas”.

Os moradores serão acompanhados ambulatorialmente pelo Caps/Moxuara e contarão com a supervisão de um profissional para os cuidados da vida diária, tais como administrar os recursos financeiros, aquisição de mantimentos e utensílios domésticos.

A coordenação estadual de saúde mental juntamente com a Comissão para a implantação de residências terapêuticas está desenvolvendo um cronograma para a estruturação de novas residências terapêuticas no Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard