29/06/2016 11h27 - Atualizado em 29/06/2016 17h14

Hospital Estadual de Urgência e Emergência anuncia projeto de sustentabilidade na saúde

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, anunciou a implantação de um projeto que busca incorporar protocolos de sustentabilidade aos procedimentos realizados na unidade. A iniciativa visa ampliar a eficiência na utilização dos recursos, otimizar gastos, aumentar os investimentos, reduzir o impacto ambiental e melhorar os serviços de saúde prestados aos usuários.

A diretoria do hospital prevê que a fase de implantação seja concluída no primeiro semestre do ano que vem. Ao final, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência irá pleitear a certificação internacional GRI-Report C.

Trata-se de um selo concedido pela GRI-Reporte Iniciative, entidade sem-fins lucrativos sediada em Amsterdã, capital da Holanda, que estimula empresas públicas e privadas mundo afora a melhorarem resultados econômicos, sociais e ambientais a partir de protocolos de sustentabilidade.

O primeiro passo foi dado durante uma palestra realizada no auditório do hospital. Para um público composto por aproximadamente 40 profissionais, entre gerentes, coordenadores e médicos, o consultor Rodrigo Henriques apresentou as diretrizes que envolvem a implantação do projeto Sustentabilidade na Saúde.

Entre as principais ações estão a capacitação de todos os colaboradores do hospital; a participação da sociedade civil organizada nos debates sobre os impactos ambientais comuns às unidades hospitalares; a promoção de ações internas que envolvam o consumo consciente de água, energia elétrica e o descarte de resíduos sólidos e hospitalares. O projeto também atua na preservação do patrimônio público, na segurança e redução de riscos aos pacientes.

O próximo passo será compor um planejamento estratégico que terá um cronograma de ações com as propostas que serão monitoradas e constantemente avaliadas.

O projeto resultará em um Relatório de Sustentabilidade que o Hospital Estadual de Urgência e Emergência deverá enviar para a GRI-Report C, contendo todas as ações desenvolvidas pela unidade.

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde dezembro do ano passado, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Sustentabilidade na saúde faz parte do conjunto de projetos desenvolvidos pela Pró-Saúde. A entidade já produziu o relatório GRI para o Hospital Municipal de Araucária (PR), Hospital Municipal de Cubatão (SP) e Hospital e Maternidade Municipal São José do Ribamar (MA). Outros projetos vinculados à sustentabilidade também foram implantados no Hospital Municipal de Foz do Iguaçú e Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, ambos no Paraná.

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência
Elisângela Gonçalves