Hanseníase

PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DA HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença conhecida desde a antiguidade, pelos nomes de lepra e morféia e que devido à incapacidade física que provoca nos pacientes sem tratamento ou naqueles que tiveram um diagnóstico tardio, foi motivo, secularmente, de grande discriminação contra o portador da mesma.

O Estado do Espírito Santo muito avançou no controle da doença e vêm mantendo a tendência de queda, iniciada desde o ano 2003, tanto para os Coeficientes de Detecção de casos novos quanto para a Prevalência da doença. O monitoramento dos indicadores pactuados corrobora esta tendência, haja vista a manutenção de bons resultados neste mesmo período, de altos percentuais de cura, baixo índice de abandono e bom desempenho quanto ao exame de contatos. Encerramos o ano de 2019 com coeficiente de detecção de casos novos geral de 12,93/100.000 habitantes, e detecção de casos novos em menores de 15 anos de 3,7/100.000 habitantes, ambos dentro do parâmetro considerado, respectivamente, como "alto", segundo critérios do Ministério da Saúde (MS). Apresentou Taxa de prevalência de 1,24/10.000 hab.

Destacamos a importância de manutenção de esforços para alcance de diagnóstico precoce, exames de contatos e tratamento integral e oportuno de todos os casos confirmados, de forma a interromper o ciclo de transmissão da doença.

Em todos os municípios deste Estado, existe pelo menos uma unidade de saúde com profissionais capacitados para o diagnóstico e tratamento da doença.

Equipe Técnica: Dijoce Prates Bezerra, Cristiano Soares da Silva Dell'Antonio e Marizete Altoé Puppin.

E-mail:hanseniase@saude.es.gov.br

Tel.:(27) 3636-8226

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard