Atestado de Isenção de Vacinação

Orientamos que os viajantes que não podem receber a vacinação contra febre amarela por algum motivo de contraindicação procurem um profissional médico para avaliação clínica do risco benefício da vacinação. Caso o profissional médico mantenha a contraindicação, informe sobre sua viagem e solicite um atestado de isenção de vacinação em inglês ou francês. A ANVISA disponibiliza um modelo de atestado de isenção. Ressaltamos que outros modelos poderão ser utilizados, desde que contenham as mesmas informações.

O atestado médico em inglês ou francês é o documento previsto no Regulamento Sanitário Internacional – RSI para os casos de contraindicação da vacinação. Portanto, não é necessária a validação desse documento de isenção emitido pelo profissional médico nas unidades de emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia – CIVP.

 

Basta levar o atestado ao médico assistente onde irá colocar o nome do paciente, descrever o motivo pelo qual está contraindicado a vacina e assinar e carimbar Lembramos que conforme Regulamento Sanitário Internacional – RSI fica a critério da autoridade sanitária do país de destino adotar as medidas sanitárias, conforme previsto no Anexo 7 do RSI.

O médico deverá observar:

  1. Preenchimento completo e de forma legível dos dados;
  2. Identificação do profissional médico e do local onde for efetuado o atendimento;
  3. Parecer médico de contraindicação de vacinação ou profilaxia.

Atestado médico de contraindicação de vacinação ou profilaxia onde conste o nome do viajante e a contraindicação para o recebimento da vacina contra febre amarela. O atestado deverá conter o endereço completo e o telefone do consultório, bem como o CRM, assinatura e carimbo do médico responsável.

Toda essa descrição pode ser feita em português.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard