06/09/2016 12h08 - Atualizado em 06/09/2016 16h29

Hospital Estadual de Urgência e Emergência terá plano terapêutico de cuidados paliativos

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, reuniu pela primeira vez a equipe multidisciplinar para discutir os conceitos de cuidados paliativos. O encontro marcou a apresentação da recém-formada Comissão de Cuidados Paliativos e a criação de um plano terapêutico, respeitando a individualidade e situação de cada paciente.

O objetivo da sensibilização, que ocorreu no dia 1º, segundo o diretor técnico do hospital Altemar Paigel, foi de promover uma reflexão sobre a atenção e cuidados necessários dispensados ao paciente, principalmente durante a fase avançada da vida. “O conhecimento e as habilidades da equipe multiprofissional serão essenciais para ajudar o paciente a aceitar às mudanças do ciclo da vida. Por isso, é importante que os colaboradores estejam preparados para lidar com todas as situações”, observou.  

O médico intensivista e vice-presidente da Comissão dos Cuidados Paliativos do hospital, Léo Tcherniacovski, reforçou, durante o encontro, a necessidade de atendimento adequado em qualquer fase da vida da pessoa, assim como envolvimento da família e de amigos. “Nenhuma possibilidade de assistência ao paciente pode ser descartada, seja ela com intervenções psicoterapêuticas até o apoio espiritual”, disse. 

Já a enfermeira do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) Alessandra Monteiro Guimarães Carvalho Barbosa, afirmou que é indispensável a comunicação entre os membros da Comissão. “É importante que a equipe discuta as possibilidades para assistir o paciente, estimulando sua autonomia. A humanização nessas situações faz toda diferença para o paciente e seus familiares”, explica.  

A Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual de Urgência e Emergência é uma equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeiro, terapeuta ocupacional, farmacêutico, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.  

Esta é a 15ª comissão implantada pelo hospital. A unidade é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde o dia 18 de dezembro de 2015, por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo Estadual do Espírito Santo via Secretaria de Estado da Saúde.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência
Elisângela Gonçalves
comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
(27) 3194-0122 / 99233-7237
Foto: Comunicação/HEUE

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard