19/08/2016 12h14

HEUE promove debate sobre nutrição para pacientes internados

A alimentação equilibrada não apenas influencia, mas também pode fazer a diferença na reabilitação do paciente internado. Essa é uma percepção que está presente na rotina de atividades realizadas pela equipe de Nutrição Clínica do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória.

Segundo a nutricionista clínica Paula Aldrigues Macedo, assim que o paciente dá entrada no hospital ele começar a ser avaliado pela equipe da Nutrição. “Em até 24 horas após a chegada do paciente no hospital, o profissional faz a triagem nutricional. A nutrição exerce um papel importante na evolução clínica do paciente, implicando a redução de complicações e o tempo de internação”, relata Paula. 

A nutricionista acrescenta que, quando há necessidade, o acompanhamento nutricional é feito no ambulatório. “E o paciente precisa receber uma alimentação adequada não apenas enquanto estiver aqui no hospital, mas em casa também”, afirma. 

É diante desse contexto de trabalho que o hospital vai promover um debate, em 31 de agosto, em razão do Dia do Nutricionista. O evento, marcado para acontecer entre 15h e 16h40, pretende refletir sobre as boas práticas e os cuidados necessários com a alimentação do paciente. 

Aldrigues explica que o objetivo do encontro é realizar trocas de experiências entre nutricionistas de hospitais públicos e privados do Estado do Espírito Santo, além da equipe assistencial da unidade. “Desenvolvemos esse encontro para contribuir no conhecimento dos profissionais da área da saúde, aprimorar as técnicas de trabalho e, também, celebrar o Dia do Nutricionista”, acrescenta. 

O ciclo de debates é gratuito e vai acontecer no auditório do hospital, localizado na Avenida Vitória, 790, Forte São João, em Vitória. Mais informações pelo telefone (27) 3194-0157.

 

Confira a programação:

 

15h – Abertura

15h10 – As práticas da Comissão Multiprofissional de Terapia Nutricional (CMTN) do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Palestrante: Sandra Lúcia Fernandes, nutróloga do HEUE

 

15h20 – A importância da CMTN no Gerenciamento do Risco Nutricional

Palestrante: Gilmaria Millere Tavares, nutróloga

 

16h – Protocolo de Jejum em hospital particular de Vitória

Palestrante: Nutricionista Edgar Elida Dias

16h40 - Encerramento

 

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Elisângela Gonçalves

comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

(27) 3194-0122 / 99233-7237

Foto: Comunicação/HEUE

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642 / 3347-5643 / 9 9969-8271 / 9 9983-3246 / 9 9943-27

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard