06/02/2017 10h09 - Atualizado em 06/02/2017 11h03

São Lucas promove palestra sobre sustentabilidade para colaboradores

O Comitê de Sustentabilidade do Hospital Estadual São Lucas, em Vitória (ES), vai levar o conceito de uso racional dos recursos e da energia produtiva para todos os colaboradores da unidade. Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, uma série de palestras e atividades, como dinâmicas de grupo, vão explicar de forma didática e simples o que é sustentabilidade.

“Além de entender esse conceito, também vamos destacar os benefícios da prática sustentável e, principalmente, como cada um poderá contribuir com essa mudança de postura”, afirmou Nanndara Alves Nonato, responsável pelo setor de Sustentabilidade do hospital.

Segundo a diretriz interna, a sustentabilidade tem como meta buscar o equilíbrio econômico, social e, principalmente, ambiental de todas as ações desenvolvidas no hospital. Na prática isso implica, por exemplo, consumir só o necessário de água, de energia elétrica e até mesmo papeis. Ou, ainda, consolidar os processos capazes de dar mais agilidade e eficiência ao dia a dia dos colaboradores.

Os benefícios dessa postura sustentável, explica Nanndara, são integrados. “Por exemplo, o uso racional de energia elétrica, de água e de papel, além de diminuir o impacto ambiental, também reduz despesa”, acrescenta ela.

As palestras com os 869 colaboradores vão acontecer em horários e turmas diferentes: das 16h às 18h e das 19h30 às 20h30. O Comitê de Sustentabilidade vai apresentar o histórico de ações que está sendo desenvolvido no hospital e qual será o papel de cada colaborador.

Para Thiara Ferreira, coordenadora de Recursos Humanos (RH), a ideia é estimular o grupo a construir o próprio conceito de sustentabilidade a partir de uma nova forma de enxergar seu cotidiano. “O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ações conjuntas, fazendo-as enxergar práticas sustentáveis atuais e o que deverá ser feito no futuro”, afirma.

Thiara explica que o comportamento sustentável precisa fazer sentido para a pessoa. “Por isso, vamos trabalhar a produção do sentido com os colaboradores em atos sustentáveis que eles já realizam em sua rotina de trabalho. Vamos fortalecer essa atitude e mostrar que a postura sustentável pode fazer parte de toda a vida dele, inclusive na própria casa”, destacou.

O gerenciamento de resíduos produzidos diariamente na unidade também será um dos assuntos abordados durante a série de palestras. “Nesse primeiro momento, vamos falar sobre os diversos tipos de resíduos produzidos no hospital e sobre o que pode e deve ser feito para reduzir esse impacto ambiental, permitindo até a geração de renda para a comunidade”, afirmou Carlos Roberto Segatto, técnico de Segurança do Trabalho do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), setor do hospital que faz parte do Comitê de Sustentabilidade.

Ele revelou que a palestra já é uma preparação para a implantação da coleta seletiva interna. “A gestão dos resíduos é importante não apenas para a sustentabilidade do hospital, mas também é uma ação de interesse social, pois pode beneficiar diretamente a comunidade que vive no entorno da unidade”, observou Carlos.

O hospital já realiza um plano de descarte de papeis, mas existem outras possibilidades de reaproveitamento. “O fato é que todos precisam ‘vestir a camisa’ da sustentabilidade, que só é alcançada por meio de uma mudança de entendimento do que consumimos e utilizamos e como isso impacta nas gerações futuras. Então, sustentabilidade é agir agora, mas pensando no futuro”, acrescentou o técnico do SESMT.

 

Realizações

O Hospital Estadual São Lucas já realizou várias ações sustentáveis que estão resultando em benefícios para a unidade. Foram implantados sensores de presença que acendem as luzes somente quando existe alguém passando pelos principais corredores.

Em outra ação, 726 lâmpadas fluorescentes foram substituídas por modelos com a tecnologia LED, que permite economia do consumo estimada em 56%. Na unidade, existe um total de 3.414 lâmpadas.

Colaboradores que atuam na limpeza do hospital passaram a utilizar um equipamento conhecido por “mops”. Trata-se de um esfregão, com recipiente líquido, que é usado na higienização do piso, substituindo as vassouras e baldes de água. A vantagem, nesse caso, é a redução do consumo de água.

Essas ações, que tiveram início em agosto do ano passado, integram a Política de Sustentabilidade do hospital, da qual a criação do próprio Comitê também fez parte. “Muitas outras ações ainda serão implantadas”, comentou Nannadara.

 

Pacto Global da ONU

O cumprimento de dez princípios de atuação ligados às práticas sustentáveis permitiu ao Hospital Estadual São Lucas ser a primeira unidade de saúde capixaba a fazer parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O reconhecimento foi anunciado no segundo semestre de 2016.

Os dez princípios são: apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos; apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminar a discriminação no emprego; e promover a transparência de seus atos.

“Ser signatário do Pacto Global amplia o compromisso do hospital com a comunidade, tendo como base valores humanitários essenciais para o bem-estar das pessoas. Também mostra o compromisso do Governo Estadual, alinhado com a gestão feita pela Pró-Saúde, em seguir melhorando a assistência oferecida para a população”, disse o diretor-geral do Hospital Estadual São Lucas, Paulo Santos.

 

Sobre o hospital

Mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde o dia 18 de dezembro de 2015, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Referência no atendimento de trauma, o hospital atende nas especialidades de neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, nutrologia e terapia intensiva.

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 leitos de Unidades de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria e ambulatório de especialidades cirúrgicas. O hospital conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar atuante na internação. Em 1º de dezembro de 2016, entrou em funcionamento no hospital o pronto-socorro.

 

 

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual São Lucas

comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

(27) 3194-0122 / 99233-7237

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Ana Carolina Stutz/Juliana Machado/Isabel Pimentel

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard