20/12/2016 11h44 - Atualizado em 20/12/2016 11h45

Pró-Saúde comemora um ano no São Lucas com “flash mob”

O gesto pegou a todos de surpresa. Enquanto almoçava no refeitório, um grupo de colaboradores se levantou e começou a cantar uma música em homenagem ao aniversário de um ano da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar na gestão do Hospital Estadual São Lucas. Imediatamente, a canção contagiou os demais, que chegaram a pedir “bis” ao final. Conhecida como “flash mob”, a atividade ocorrida no último dia 16 foi a primeira de uma série que celebrou um ano de presença da Pró-Saúde na unidade. 

Segundo a diretora administrativo e financeiro do hospital, Adriana Morais, a apresentação atingiu a expectativa e destacou a importância do trabalho em equipe. “A ideia partiu dos próprios colaboradores. A proposta foi apresentada para os diretores, mas as ações foram desenvolvidas por colaboradores das áreas assistencial e administrativa. Não teve como não se emocionar com a apresentação”, afirmou. 

A comemoração também contagiou os pacientes e acompanhantes que estavam no hospital. No início da tarde, próximo ao horário de visitas, cinco colaboradores caracterizados de corações circularam pelos corredores da unidade segurando um cartaz com a frase “abraço grátis”. O grupo sensibilizou todos que passavam. Com os olhos cheios de lágrimas, a assistente administrativo Nanndara Alves Nonato contou que o resultado da ação foi gratificante. “Uma acompanhante me abraçou e disse: hoje é meu aniversário. O seu abraço foi o melhor presente que pude ganhar neste dia”, relatou. 

Já para a psicóloga de Recursos Humanos, Thaisa Carvalho, o momento do abraço demonstrou o quanto as pessoas dentro de uma unidade hospitalar necessitam de atenção e carinho. “Nunca vi um abraço fazer tanta diferença”, comentou Thaisa. 

A programação foi finalizada no café da tarde, com apresentação de fotos entre a equipe. Para finalizar, foi cantado “parabéns para você”, com a participação de toda diretoria.  

Um ano de Pró-Saúde

Em 365 dias de gestão no hospital, completados no dia 18 de dezembro, a Pró-Saúde instituiu 16 comissões, entre elas a de Humanização, cujo objetivo é desenvolver atividades de assistência e atenção à saúde para os pacientes, acompanhantes e colaboradores. 

Durante o período de um ano, também foram implantados protocolos clínicos, como identificação do paciente, cirurgia segura, time de resposta rápida e Sistematização da Assistência na Enfermagem, com a finalidade de garantir uma assistência segura e efetiva para os pacientes. 

A assistência ao acompanhante também foi aperfeiçoada. Com os projetos Reunião de Acolhimento, Sala de Espera, Projeto Âncora, a equipe multiprofissional passou a assistir as famílias, oferecendo orientações sobre os cuidados necessários com o paciente dentro e fora do âmbito hospitalar, além de desenvolver atividades que estimulem a doação de sangue, por exemplo.  

Alinhado as ações de conscientização, o projeto de Sustentabilidade em Saúde tem reforçado para acompanhantes e colaboradores, a importância do consumo consciente da água e energia.  

O São Lucas

Referência no atendimento de trauma, a unidade é administrada pela Pró-Saúde desde 18 de dezembro de 2015, por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo, via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que mantém a unidade. 

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 leitos de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria e ambulatório de especialidades cirúrgicas. O hospital conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar atuante na internação.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual São Lucas
Elisângela Gonçalves
comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
(27) 3194-0122 / 99233-7237
Fotos: Comunicação/HSL

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard