Hospital Dra. Rita de Cássia - HDRC

Histórico:

Esse hospital nasceu do sonho de francisquenses abnegados que nos anos 70 resolveram unir para criar uma Sociedade de atendimento hospitalar de caráter filantrópico para atendimento da população carente de Barra de São Francisco, até então assistia por serviços particulares e com fins lucrativos. O então prefeito Joaquim Alves de Souza foi o patrono do início das obras viabilizando verbas junto ao Estado que foi construído e entregue a população pelo prefeito Vicente Amaro da Silva que equipou a unidade e inaugurou em 03 de dezembro de 1973.
Em 1973 foi criado como Sociedade Hospitalar São Paulo da Cruz, tendo co presidente da entidade filantrópica mantenedora Padre Alfredo e como primeiro diretor Dr. Deolindo Sarmenghi.
Em 1976 transformou-se em Fundação Hospitalar de Barra de São Francisco, em convênio com a Secretaria de Estado da Saúde – SESA.
Em 1983 esse hospital foi encampado pela SESA/IESP e classificado como Unidade Hospitalar classe B, conforme Resolução do Conselho de Administração do IESP nº 28/82 de fevereiro de 1983 foi denominada Drª Rita de Cássia Melgaço em homenagem a servidora morta em acidente automobilístico.
Em 1987 foi entregue a obra do pronto socorro;
Em 1997 foi inaugurada a construção e a ampliação da área de nutrição/dietética e refeitório;
Em 2002 as obras do anexo III foram iniciadas, o que culminou com o funcionamento da UTI, lavanderia e centro cirúrgico.

Tipo de Atendimento Prestado: Urgência e Emergência.

Especialidades: ortopedia, pediatria, obstetrícia, clínica geral, clínica cirúrgica.

Total de Leitos: 91

Endereço: Rua Pref. Manoel Gonçalves, 825 – Centro - Barra de São Francisco ES.