NÚCLEO DA QUALIDADE

 

Tem como finalidade gerenciar, promover e aprimorar o desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Lacen/ES, de acordo com todos os requisitos da Norma NBR ISO/IEC 17025:2017 - Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração, assim como:

  • Desenvolver ações para identificar, gerenciar e controlar os riscos das atividades do laboratório, bem como promover ações de prevenção e melhorias envolvidas no processo;
  • Promover, monitorar e analisar criticamente o programa de Ensaios de Proficiência das análises laboratoriais quanto à exatidão dos métodos analíticos garantindo a qualidade e confiabilidade dos serviços prestados. Frisa-se que o Lacen/ES participa assiduamente de ensaios de proficiência oriundos de provedores acreditados pelo Inmetro, a exemplo da Controllab e PNCQ, com resultados historicamente classificados como satisfatórios, o que demonstra a confirmação da qualidade técnica dos ensaios;
  • Gerenciar o programa de manutenção/qualificação/calibração de equipamentos analíticos;
  • Capacitar os profissionais quanto ao SGQ;
  • Avaliar o grau de satisfação dos clientes, por meio de realização periódica de pesquisas de satisfação. Informa-se que o compilado dos resultados destas pesquisas são consagradamente positivos.

 

O Núcleo da Qualidade do Lacen/ES (NQL) possui Comissão oficializada por meio da Portaria, Comissão de Qualidade e Biossegurança (CQBL), composta de servidores da Instituição. O objetivo da CQBL é auxiliar o NQL na operacionalização do SGQ implantado, assim como capacitar e orientar os profissionais a fim de mitigar e/ou eliminar os riscos relativos à biossegurança no ambiente laboratorial.

 

Ressalta-se que o Lacen/ES possui Acreditação na norma NBR ISO/IEC 17025:2017 desde 2019 e o escopo atualizado encontra-se disponível no site do Inmetro em: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL1442.pdf (Número da acreditação: CRL 1442).

 

As políticas e os compromissos institucionais no cumprimento de cada requisito das normas de qualidade estão disponibilizados no Manual da Qualidade do Lacen/ES, disponibilizado no link Manuais.

 

Chefe do Núcleo:  Nayana de Oliveira Souza 
Telefone:
 (27)3636-8385
E-mail: 
lacen.qualidade@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard