29/08/2016 09h46 - Atualizado em 29/08/2016 09h55

Hospital de Urgência e Emergência faz mais de 700 cirurgias ortopédicas no semestre

Referência no atendimento de traumas, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, realizou no primeiro semestre deste ano um total de 723 cirurgias na área de ortopedia. Essa quantidade corresponde a 65% das operações feitas no hospital.

A maioria dos procedimentos foi realizada para o tratamento de paciente com fratura no ombro, no fêmur e no quadril. Um terço do total de cirurgias, ou seja, 241 procedimentos, foi feito em pacientes idosos. O coordenador do serviço de Ortopedia do hospital, Tercelino Hautequestt Neto, explica que a estrutura operacional e física da unidade permite atender pacientes de média e alta complexidade.

“Temos quatro salas cirúrgicas e um centro de diagnóstico por imagem avançado. O suporte operacional permite atender os pacientes em tempo hábil, oferecer uma assistência de qualidade e auxiliar na recuperação. Isso porque os atendimentos realizados nos ambulatórios são exclusivos para os pacientes assistidos na unidade”, disse.

Segundo Tercelino, em situações em que os atendimentos são graves, é essencial o entrosamento das equipes, inclusive de outras especialidades. Um exemplo aconteceu em março deste ano. Uma dona de casa foi submetida a uma cirurgia após ter sido diagnosticada com um tumor benigno na mandíbula.

O coordenador da Ortopedia lembrou que o caso era bem complexo, por isso, foi necessário o envolvimento de dois cirurgiões bucomaxilofacial e um ortopedista, além da colaboração do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), em Campinas, município do interior do Estado de São Paulo, que preparou o molde em 3D da arcada dentária e da mandíbula da paciente.

“A paciente tinha 22 anos e o caso era bem delicado. Para reconstruir a área afetada, tivemos que retirar osso da região ilíaco. Em seguida, foi realizado o enxerto desse osso na região mandibular da paciente”, acrescentou.

Para a professora Eliza Rocha Bessa Lopes, a assistência da ortopedia em parceria com a equipe multidisciplinar tem sido essencial para sua recuperação. Durante a comemoração do Dia do Professor no ano passado, Eliza caiu e fraturou o cotovelo e o punho esquerdo.“Na hora em que caí, senti uma dor insuportável. Tive medo de perder o movimento do braço, mas a equipe me tranquilizou”, contou a professora.

Sobre o atendimento dispensado à professora, Tercelino explicou que foi necessário realizar duas cirurgias, em momentos diferentes, envolvendo quatro profissionais. “Todo esse atendimento especializado também foi acompanhado por uma conduta humanizada em relação à paciente”, acrescentou.

Segundo o diretor técnico do hospital, Altemar Paigel, para alcançar resultados tão importantes no atendimento foi necessário mapear o perfil epidemiológico da instituição, além de desenvolver ações que pudessem proporcionar aos usuários uma assistência de qualidade e humanizada.

“Somos o maior serviço em quantitativo de leitos de ortopedia. Como hospital de retaguarda, atuamos alinhado junto à Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde, disponibilizando serviços com alta resolutividade e contribuindo substancialmente na oferta de assistência médica de qualidade na rede de urgência e emergência do Estado”, acrescentou o direto técnico.

O Serviço de Ortopedia no Hospital Estadual de Urgência e Emergência é composto por duas equipes cirúrgicas atuantes diariamente, médicos diaristas que prestam assistência a mais de 50 pacientes internados e equipe de acompanhamento ambulatorial para realizar as consultas de seguimento.

Sobre o hospital

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência é administrado, desde 18 de dezembro de 2015, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que mantém a unidade.

O complexo hospitalar possui 186 médicos atuando nas especialidades de neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, nutrologia e terapia intensiva.

São 54 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 121 leitos de enfermaria e ambulatório de especialidades cirúrgicas. O hospital conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar atuante na internação e nos ambulatórios de serviço social, psicologia, terapia ocupacional, nutrição clínica, fonoaudiologia e fisioterapeuta.

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Elisângela Gonçalves