15/12/2017 15h37 - Atualizado em 15/12/2017 16h29

Espírito Santo avança na disponibilização dos dados de vacinação em tempo real

O Estado do Espírito Santo está avançando ainda mais no registro e na gestão dos dados de imunização. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está capacitando os 18 municípios da Região Central de Saúde para a implantação da versão web do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Com esse sistema, os municípios podem disponibilizar os dados de vacinação em tempo real para as salas de vacinação de todo o país, além de agilizar as informações para o planejamento e a tomada de decisões dos gestores e equipes locais, municipais, estaduais e federais.  Hoje, a maior parte do sistema é alimentada em modo off-line e as informações levam mais de um mês para estarem disponíveis.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, o SI-PNI começou a ser implantado no Espírito Santo em 2015 na versão off-line. Na época, todos os municípios informatizaram suas salas de vacinação para usar o sistema. Atualmente, 65 municípios do estado já aderiram ao sistema, o que representa 83,33% do total de cidades capixabas. Das 569 salas do estado, 266 (46,75%) estão utilizando o SI-PNI. “A Região Central de Saúde é a primeira região do estado em que todos os municípios vão utilizar o sistema em modo on-line. Já temos outros municípios utilizando essa versão do sistema, como Vitória e Serra, por exemplo, mas nem todos os municípios aderiram ainda”, explicou Danielle Grillo.

Do ponto de vista da coleta de dados, o sistema off-line não difere da versão on-line, no entanto, apresenta algumas limitações importantes. “Se pegarmos um município como a Serra, por exemplo, que tem mais de 30 salas de vacinação, fica fácil entender a dificuldade. Quando o sistema sofre alguma atualização, o que é frequente, é necessário ir sala por sala, computador por computador para atualizar a versão do sistema. No modo on-line não. Uma vez que a versão é atualizada lá no Ministério da Saúde, o sistema é atualizado em todos os computadores via internet. No modo on-line, a partir do momento que as informações sobre uma vacina que foi aplicada é inserida no sistema, ela é distribuída em tempo real”, detalhou Danielle Grillo.

Pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, seja em modo off-line ou on-line, é possível resgatar o histórico da pessoa vacinada, livrando-a de ter que tomar vacinas novamente em caso de perda do cartão. “E se alguém que é do Espírito Santo, por exemplo, estiver no Rio Grande do Norte e precisar ser vacinado lá, a sala de vacinação em que a pessoa estiver consegue visualizar todo o histórico de vacinas dela, bem como registrar a vacina que acabou de ser aplicada”, detalhou a coordenadora de imunizações da Sesa na Região Central de Saúde, Lena Márcia Silva.

 

O SI-PNI também tem outros benefícios. O sistema permite agendar as próximas doses; identificar pessoas que precisavam ter tomado determinada vacina, mas não compareceram à sala de vacinação no período recomendado; identificar os usuários de imunobiológicos especiais; monitorar eventos adversos pós-vacinais e evitar a duplicidade e a perda de informações. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, isso tudo é possível porque o sistema permite que sejam registrados os dados pessoais do vacinado, como nome, filiação e local de residência, além de seu histórico de vacinação. Outro ponto positivo da ferramenta é que a pessoa que perde seu cartão de vacinação pode solicitar a reimpressão do documento em qualquer unidade de saúde, pois todas as salas de vacinação passam a ter acesso às informações atualizadas do cartão.

Mas atenção! A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações ressalta que a carteira de vacinação continua sendo um documento importante e deve ser guardada. Ela lembra que em diversas situações o cidadão necessita apresentar o comprovante de que está devidamente imunizado, e um exemplo é quando a pessoa faz um contrato de emprego e o setor de medicina do trabalho solicita a apresentação da carteira de vacinação.

Treinamento

O treinamento começou ontem e termina nesta sexta-feira (15). A Região Central de Saúde compreende os municípios de Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério. A capacitação dos municípios está sendo realizada na Unesc, em Colatina.

 

 

 

 Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard