19/04/2018 18h28 - Atualizado em 19/04/2018 18h37

Himaba faz Sessão Pipoca para falar sobre qualificação da assistência ao paciente

Nesta semana, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, convocou seus funcionários para sentarem numa sala escura e comerem um saquinho de pipoca enquanto assistem a um filme. A estratégia é utilizar o cinema para falar da importância da qualificação da assistência ao paciente. O filme que está em cartaz é o curta-metragem “Um Olhar para a Segurança”, uma produção do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde.

A ação, idealizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Himaba, tem como objetivo divulgar a cultura do atendimento seguro e tornar a assistência ao paciente cada vez melhor. A Sessão Pipoca, como foi chamada, está dentro das comemorações da criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, que este ano completa cinco anos de existência. Para que todos os profissionais pudessem participar da ação, o hospital está realizando uma Sessão Pipoca por dia. A última será nesta sexta-feira (20), encerrando a semana comemorativa.

O Núcleo de Segurança do Paciente tem como objetivo a integração dos setores, promovendo a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam os riscos ao paciente. Para a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Himaba, a médica Beatriz Junqueira, é importante desenvolver ações que unifiquem a equipe em torno de um único ideal, neste caso, de prestar assistência ao paciente com excelência.

“Estamos trazendo os colaboradores de todos os setores do hospital para assistir a esse filme, que se propõe a abordar a segurança do paciente e seus efeitos no dia a dia. Além de aprender, a equipe participa de um momento diferente do que está acostumada a viver na rotina”, destacou a médica.

O filme

O curta-metragem conta a história de Carla (Ester Antunes), uma residente de enfermagem que é atormentada por sua consciência em relação às responsabilidades de sua profissão. Essa experiência a torna uma mulher forte, responsável e lutadora por seus ideais e pela segurança do paciente.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

 

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)

comunicacao.himaba@igh.org.br

Tels: (27) 3636-3187

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard