17/02/2017 18h26 - Atualizado em 17/02/2017 18h40

Ônibus do Hemoes continua percorrendo a capital  

Nestes dias que antecedem o feriado de Carnaval, o ônibus do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) tem circulado por Vitória para ajudar a aumentar a coleta de sangue. A próxima parada do veículo será na segunda-feira (20), das 8 às 14 horas, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá. Na terça (21), a coleta será na Secretaria de Estado da Educação (Sedu),em Santa Lúcia; e na quarta (22) será no Prodest, no bairro Praia do Suá.

Quem ainda não doou sangue e quiser ajudar também pode optar por ir a uma das cinco unidades do Hemoes, localizadas em Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus – confira o endereço e o horário de funcionamento abaixo. A diretora do Hemoes, Sibia Marcondes, pede que a população realize esse gesto de solidariedade antes de cair na folia. Isso porque o número de doações reduziumuito no início do mês e o banco de sangue precisa se recuperar para atender bem a população.

“O hemocentro tem que estar sempre abastecido porque diariamente os hospitais públicos precisam de sangue paracirurgias ou para tratar pacientescom doenças que exigem transfusão sanguínea. Além disso, a maior parte dos municípios capixabasestá com vacinação cautelar contra febre amarela, o que deixa a população desses locais impossibilitada de doar por um período. Outro fator importante é que estamos perto de um feriado prolongado, e em períodos assim a demanda por transfusão de sangue nos hospitais tende a aumentar”, detalhou a diretora.

 

Solidariedade

As ações externas realizadas neste mês com o ônibus do Hemoes já resultaram na coleta de 244 bolsas de sangue. A última ação aconteceu nesta sexta (17), em frente ao Palácio da Fonte Grande, sede administrativa do Governo do Estado, no Centro de Vitória. Nesta ação foi utilizado o novo ônibus do Hemoes. Ao todo, 49 pessoas se apresentaram como voluntárias e 36 bolsas de sangue foram coletadas.

A diretora do Hemoes, Sibia Marcondes, ressaltou que a população capixaba é bem receptiva aos chamados do hemocentro estadual. “Todas as vezes que o estoque está em nível crítico e a gente convida a população para doar, o movimento no hemocentro chega a dobrar no dia seguinte. E nestes últimos dias não tem sido diferente”, disse.

 

Unidades móveis

Com o novo ônibus, o Hemoes passa a dispor de duas unidades móveis para realização de coleta externa. O veículo tem um ambiente interno acolhedor. Assim como o ônibus mais antigo, tem ar refrigerado e dispõe de geladeira para acondicionar o sangue, com autonomia de pelo menos 6 horas de armazenamento. A nova unidade também tem cinco poltronas reclináveis, uma a mais que o outro ônibus.

Cada ônibus tem capacidade para realizar até 100 coletas por dia. Para solicitar a presença das unidades móveis em um bairro ou município, basta entrar em contato com o hemocentro estadual pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br

De acordo com a diretora do Hemoes, por enquanto, os ônibus estão circulando somente nos municípios que não têm casos notificados de febre amarela e nas cidades onde não está sendo realizada a vacinação cautelar. Isso porque, nessas localidades, o número de pessoas aptas a doar ainda é muito pequeno.

“Depois que toda a população desses municípios estiver imunizada e depois de 30 dias da última vacinação é que poderemos pensar numa ação em massa nessas localidades”, explicou a diretora.

 

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal.

Quem tomou a primeira dose de vacina contra a febre amarela ou a dose de reforço – que é aplicada após dez anos da primeira – deve aguardar o prazo de 30 dias para doar sangue.

Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

 

 

Confira onde doar sangue

 

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sexta das 07 às 19h, e sábado, das 7h às 13h.

 

- Unidade de Coleta à Distância da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h.

 

- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

 

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2801 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

 

 

- Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7957 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Fotos: Fred Loureiro/Secom-ES

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard