27/04/2017 17h10 - Atualizado em 28/04/2017 16h48

Saúde: saiba quais serviços estarão disponíveis no feriado

Nesta segunda-feira (1º), feriado nacional do Dia do Trabalho, os serviços da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que funcionam por agendamento não farão atendimento ao público. São eles: os Centros Regionais de Especialidades (CREs), localizados em Cariacica, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim; as unidades da Farmácia Cidadã Estadual, em Cariacica, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Nova Venécia e Vitória; e o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha.

Já os serviços estaduais de urgência e emergência e os serviços essenciais atenderão normalmente. Confira:

Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes): tanto no sábado (29) quanto na segunda (1º), a unidade de Vitória funcionará das 7h às 18h, com cadastramento de doadores até as 17h. Já as unidades do Hemoes em Colatina, São Mateus, Linhares e Serra não funcionarão durante o feriado.

Samu 192: é um serviço de urgência e emergência móvel e pode ser acionado pelo telefone 192. Quando a ligação é feita, um telefonista faz a triagem e repassa a chamada para um médico avaliar a gravidade do caso e se há necessidade de envio de ambulância. A ligação é gratuita.

Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen): é um serviço de referência no atendimento a diversos tipos de intoxicação – por animais peçonhentos, medicamentos, produtos de limpeza, plantas tóxicas, entre outros. Tanto profissionais de saúde quanto a população em geral pode ligar para o número 0800-283-9904 para receber orientações de como proceder. A ligação é gratuita.

Hospitais: também atenderão 24 horas os prontos-socorros dos Hospitais Estaduais São Lucas, em Vitória; Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha; Dr. Jayme Santos Neves, na Serra; Infantil e Maternidade de Vila Velha; Infantil de Vitória; Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus; Silvio Avidos, em Colatina; João dos Santos Neves, em Baixo Guandu; São José do Calçado, em São José do Calçado; Unidade Integrada Jerônimo Monteiro, em Jerônimo Monteiro; e Rita de Cássia, em Barra de São Francisco; além do Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica, e do Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim, locais onde é feito atendimento de emergências psiquiátricas.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel