24/03/2017 16h06 - Atualizado em 24/03/2017 16h09

Secretaria segue com implantação do sistema de apuração de custos na rede hospitalar

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) segue com a implantação do sistema de apuração de custos na rede hospitalar. Nesta semana, foi realizada mais uma reunião com a equipe do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, onde o projeto Choque de Gestão está sendo implantado como piloto.

O Choque de Gestão é um projeto estruturante da Secretaria de Estado da Saúde e começou a ser desenvolvido no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria desde 2015, primeiro ano do atual governo. Diversas entregas já foram realizadas por meio do projeto, que possui cinco grandes eixos: gestão por resultados, informatização plena, gestão de custos e controladoria, humanização e suprimentos.

O analista do executivo Lucas Gallon, da Subsecretaria de Gestão Estratégica e Inovação da Sesa, explica que o sistema de apuração de custos permitirá a melhor apuração do custo de cada hospital, bem como dos serviços prestados aos pacientes. Conforme a implantação do sistema avançar para os demais hospitais, ele diz que ocorrerá uma padronização das diversas metodologias de apuração de custos, o que vai trazer mais precisão para a análise das informações.

“Estamos buscando ter mais eficiência na apuração dos custos por uma questão de economicidade, ou seja, para gerar mais eficiência no emprego do recurso público e facilitar o monitoramento do gasto. O sistema de gestão de custos é muito importante, pois possibilita maximizar resultados e, ao mesmo tempo, minimizar o consumo de recursos”, explicou Gallon.

O diretor-geral do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, Enrielton Chaves, ressalta que a gestão de custos no hospital ou em qualquer organização proporciona uma série de benefícios. “Além de aprimorar o controle e a transparência na aplicação do orçamento, esta proposta de gestão visa melhorar o próprio planejamento das ações estratégicas de saúde dentro do hospital, tornando-se assim uma ferramenta útil para tomada de decisão sobre investimentos, alterações de perfil de atendimento, utilização de capacidade ociosa, até com possibilidade de ampliação de serviços. A população terá noção clara e objetiva de como o recurso público está sendo utilizado”, afirmou o diretor.

Choque de Gestão

A informatização plena foi um dos primeiros eixos do Choque de Gestão a ser posto em prática. Por meio dele, em março do ano passado foi disponibilizado aos pacientes o acesso on-line de resultados de exames.

Já no eixo da humanização, três melhorias foram implementadas: o horário de visitas foi estendido em alguns setores da unidade, dando mais flexibilidade aos visitantes, e foi aplicada uma pesquisa de satisfação, na qual quase 77% dos usuários afirmaram que seus problemas de saúde foram resolvidos ao receberem o atendimento do hospital. Além disso, foi implantada a uniformização dos crachás para todos os servidores do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, facilitando a identificação do servidor público dentro do estabelecimento de saúde.

Dentro do eixo gestão de custos e controladoria, foi criada no hospital, em setembro do ano passado, uma Comissão de Controle Interno com o propósito de auxiliar no planejamento anual das aquisições do hospital e na análise das justificativas das aquisições de bens, serviços, consumo e materiais. O objetivo é fazer com que o hospital evolua para processos mais eficientes, que melhorem a utilização dos recursos públicos e, consequentemente, gere impacto positivo na assistência ao usuário do serviço hospitalar.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard